mediatekoctacore

A MediaTek anunciou hoje (27) o lançamento do primeiro processador para dispositivos móveis com oito núcleos de processamento reais. Ou seja, um chip octa-core com oito núcleos de uso simultâneo.

A empresa não revelou muitos detalhes técnicos sobre esse novo processador octa-core, mas diferente dos seus concorrentes no segmento, eles não vão utilizar a arquitetura big.LITTLE da ARM, composta por quatro núcleos Cortex-A15 e quatro núcleos Cortex-A7, que são ativados de forma alternada, para oferecer um consumo maior ou menor, de acordo com a necessidade daquele momento.

mediatek-true-octa

Na teoria, o novo SoC da MediaTek utilizará oito núcleos Cortex-A7 de 2 GHz, que vão trabalhar de forma simultânea, independente da aplicação executada. Porém, fica o registro que esse processador provavelmente não será o mais rápido do mercado, porém, o fato de contar com oito núcleos trabalhando ao mesmo tempo deve garantir um desempenho muito mais equilibrado aos dispositivos que o adotarem.

O lançamento comercial desse primeiro chipset de oito núcleos da MediaTek deve acontecer no mês de novembro. Antes disso, os fabricantes devem receber as primeiras unidades de testes dos processadores, para trabalhar no desenvolvimento de novos produtos que devem receber esse novo chip.

Via PhoneArena, MediaTek