McLaren MP4-X Concept-01

A McLaren apresentou o MP4-X Concept, um design para a Fórmula 1 do futuro. Ou pelo menos um carro que deve correr mais que o MP4-30, que entra para a história como o pior carro já desenvolvido pela equipe britânica em todos os tempos (isso, e o péssimo motor Honda V6).

O MP4-X Concept é espetacular em vários aspectos. É um design avançado, para ser implantado daqui a 10 anos, e não uma evolução de um carro já existente.

MP4-X_4

O projeto é um trabalho da McLaren Applied Technologies, divisão de I+D eque a equipe usa para vários campos de pesquisa, indo de pasta de dentes até o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica. O protótipo está liberado de todas as restrições impostas pela FIA, e mesmo não indo muito além da mesa de design, a McLaren garante que “toda a tecnologia aplicada no carro é real, inclusive aquelas que está nas primeiras etapas de conceito”.

McLaren MP4-X Concept-02

Como todo conceito de automóvel do futuro, seu propulsor é elétrico, mas não é alimentado por uma grande bateria, e sim por “várias baterias finas” integradas na carroceria, que são recarregadas por painéis solares instalados no carro, pela energia de recuperação de freagem e com carga indutiva integrada nas pistas. Outra novidade é a volta das cúpulas que protegem os pilotos. O cristal ou plástico é foto cromático, e muda de cor para melhorar a visão do piloto. Deve ser implementada na F1 em 2017.

MP4-X_3

O MP4-X Concept também conta com câmeras cujas imagens seriam canalizadas ao capacete do piloto, em uma ideia similar aos designs planejados para os pilotos de aviões de combate. Para reduzir a complexidade do manejo do volante, as novidades vão de gestos até o uso do pensamento do piloto para os ajustes, monitorizando os sinais elétricos do cérebro.

MP4-X_6

Na parte aerodinâmica, as superfícies mudariam automaticamente a cada reta ou curva, para aplicar a carga aerodinâmica necessária a cada momento. Os pneus estariam cobertos com tampas que incluem sensores que indicam o seu estado e desgaste.

Novidades inaplicáveis por conta das restrições impostas hoje pela FIA. De qualquer forma, mais avançado e radical que o F1 Design Concept apresentado pela Ferrari no começo do ano.

ferrarif1_2 F1_Concept_Back