mcdonalds-forro-papel

Sabe aqueles forros de papel que estão em bandejas de fast food, que normalmente oferecem um joguinho ou um caça-palavras para você matar o tempo enquanto come o seu lanche? Então, o McDonald’s da Holanda fechou uma parceria com a agência de publicidade TBWA\Neboko e a agência de produção digital This Page Amsterdam para criar um desses forros de papel que tivessem o papel de ‘mesa’ de criação e reprodução musical.

Ainda que aparentemente esse forro não pode ser distinguido de um papel normal (exceto por sua aparência), ele integra uma série de circuitos que permitiam a criação e reprodução de sons através de um smartphone conectado via Bluetooth. As diferentes teclas e botões impressos no papel são na realidade zonas táteis que o usuário poderá utilizar para gravar, modificar e reproduzir sons.

Para poder utilizar a toalha, é preciso instalar um aplicativo específico no smartphone, que permite a utilização de amostras de som, gravação de voz, sintetizadores, efeitos e tudo o que é necessário para criar uma melodia, incluindo o controle do tempo. A toalha só atua como periférico de entrada para adicionar dados relevantes com algumas das funções do aplicativo para smartphones, que realiza as funções de microfone e alto-falantes.

É muito pouco provável que essa iniciativa chegue a outros países, ficando exclusivo para a Holanda. Por outro lado, levar essa ação para outros locais pode acabar tornando a vida dos atendentes do McDonald’s como um inferno sonoro. Sou suspeito para falar: como adoro música, eu gostaria e muito de ver esse item chegando ao Brasil.

Vídeo demonstrativo a seguir.

 

Via The Next Web