A McAfee (NYSE:MFE) anuncia ao mercado mundial um portfólio de soluções direcionadas ao segmento de dispositivos móveis. Destinado a consumidores e empresas, as novas soluções fazem parte da ampla linha de segurança móvel da McAfee. De acordo com o relatório de ameaças McAfee Threats Report Q4 2010, o número de ataques virtuais a dispositivos móveis registrou um aumento de 46% em relação ao ano anterior. Diante desse cenário, é imprescindível que fornecedores de tecnologias de hardware e software e operadoras expandam ofertas de soluções de segurança contra perda do dispositivo, roubo de dados e malware.

Para isso, a McAfee investiu no desenvolvimento de soluções com novo padrão em segurança para dispositivos móveis. Um dos lançamentos anunciados hoje é a solução Mobile Security Suite for Partners, a qual integra as tecnologias WaveSecure (proteção móvel) e VirusScan® Mobile (antivírus). Com apenas uma licença, essa solução integrada permite aos usuários realizarem bloqueio, localização, backup, limpeza e restauração de dispositivos roubados ou perdidos. A solução atua remotamente e oferece proteção simultânea contra malware proveniente de e-mails, mensagens instantâneas e downloads. O McAfee Mobile Security está disponível, neste momento, para os parceiros da McAfee nos Estados Unidos prepararem suas ofertas de serviços que, em breve, estará disponível aos consumidores.

Para o segmento de tablets, a McAfee incluiu neste portfólio a solução WaveSecure™ Software for Android Tablets – sistema desenvolvido especificamente para execução em tablets Android com conectividade WiFi. Em fase de testes beta – http://beta.wavesecure.com –, o software é indicado para empresas e consumidores finais. O produto será disponibilizado ao mercado a partir do segundo trimestre deste ano.

Também previsto para o segundo trimestre pela a McAfee, o programa “Business Ready” proporcionará aos parceiros a realização da pré-carga ou carga da solução corporativa McAfee Enterprise Mobility Management (EMM) com o software-cliente McAfee Mobile Security, voltado para consumidores. Todos os dispositivos com  WaveSecure e VirusScan Mobile contarão também com o McAfee EMM, para conexão com empresas protegidas por esse software. Com isso, os consumidores poderão adquirir um dispositivo que facilitará a utilização do mesmo no trabalho e permitirá que os parceiros da McAfee atendam de maneira mais adequada a consumidores e empresas com ofertas de serviços móveis.

O McAfee WaveSecure já está disponível nos idiomas inglês, francês, italiano, alemão, holandês, espanhol, português (Portugal), japonês, taiwanês, chinês tradicional e simplificado, coreano e indonésio. Em breve, essa solução de proteção móvel estará disponível para Austrália, Canadá, México e Brasil (no idioma português brasileiro). A solução corporativa McAfee EMM, que ampliou sua base de clientes além da América do Norte em mais de 50%, também ampliou o suporte a idiomas para empresas japonesas, chinesas e coreanas.

Smartphones e Tablets ganham mais destaque em 2012

De acordo com o relatório Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, que  acompanha a evolução dos telefones móveis no mundo, publicado pela IDC (International Data Corporation), o número de unidades de smartphones e tablets deverá ultrapassar o de computadores tipo PCs em 2011. A IDC ainda finaliza seu levantamento, mas acredita que até o final de 2010, pela primeira vez, mais de 20% de todos os dispositivos tornaram-se dispositivos móveis convergentes. Em 2009, 15% de todos os dispositivos comercializados eram dispositivos móveis convergentes.

“A proliferação de dispositivos móveis realmente determinou a necessidade de uma proteção que ultrapasse as barreiras entre consumidor e empresa”, declara Todd Gebhart, vice-presidente sênior e gerente-geral da Unidade de Negócios de Segurança para Pequenas Empresas, Consumidores e Dispositivos Móveis da McAfee. “A meta da McAfee é auxiliar os parceiros a diferenciarem seus dispositivos ou serviços, facilitar aos consumidores o uso de seus dispositivos móveis pessoais no ambiente de trabalho (tendo a certeza de que seus dados estarão protegidos) e permitir que as empresas ofereçam orientação aos usuários finais”, informa o executivo.

Com o objetivo de atender às necessidades de consumidores e empresas, a solução McAfee Mobile Security oferece uma defesa rápida e imediata contra as ameaças que surgem para atacar os dispositivos, serviços e conteúdo de dispositivos móveis. O McAfee WaveSecure já foi baixado por mais de um milhão de consumidores no mundo e permite que os usuários desfrutem de um estilo de vida com mobilidade segura e sem preocupações. Com essa tecnologia, os usuários podem localizar o aparelho ou dispositivo perdido por um sistema de alarme e rastreamento de localização, evitar o mau uso com a limpeza e bloqueio remotos e preservar memórias importantes e dados pessoais por meio do backup remoto, mesmo em telefones perdidos.

Já o McAfee VirusScan Mobile protege dispositivos móveis contra vírus e aplicativos mal-intencionados, além de permitir o funcionamento ininterrupto de recursos essenciais para a comunicação. Assim, protege automaticamente os dispositivos móveis por meio de varredura e limpeza de arquivos, e-mail, downloads, mensagens de texto/MMS e anexos. O McAfee VirusScan Mobile tem requisitos mínimos de processamento e memória, permitindo que os usuários acessem as funções do dispositivo sem interferência. A solução McAfee VirusScan também está disponível como SDK (Software Development Kit  – Kit de Desenvolvimento de Software) para uso de clientes OEM em sistemas incorporados, e já foi instalada em mais de 100 milhões de dispositivos móveis.

O McAfee EMM proporciona às empresas a possibilidade de oferecer ao funcionário a opção de acesso simples e seguro a partir do dispositivo móvel pessoal aos aplicativos corporativos móveis. Com autenticação rígida, alta disponibilidade, arquitetura dimensionável e emissão de relatórios de conformidade por meio do McAfee ePolicy Orchestrator, o McAfee EMM proporciona um nível de controle de dispositivos móveis (inclusive smartphones e tablets de propriedade dos funcionários) equivalente ao de laptops e desktops.

Para obter mais informações sobre as soluções de segurança móvel da McAfee para empresas, acesse os sites:

 

. McAfee mobile security solutions for the enterprise

. McAfee WaveSecure™ Software for Android Tablets BETA

. McAfee mobile security solutions for the enterprise

 

via assessoria de imprensa