650_1000_chicles

Os chicletes sempre foram um bom recurso na hora de reduzir o apetite, ou como remédio par ajudar aqueles que desejam parar de fumar. Mas agora um grupo de cientistas apresentam novos benefícios no ato de mascar chicletes.

De acordo com o estudo, o chiclete remove as bactérias daninhas que podem causar as cavidades dentais. E não são poucas: um chiclete comum pode remover até 100 milhões de bactérias. Esse número representa 10% da carga microbiana da saliva, algo similar ao que o fio dental remove, apesar de atuar em áreas diferentes da boca.

No estudo, cinco estudantes de engenharia biométrica mascaram chicletes em períodos que variaram entre 30 segundos e 10 minutos, para avaliar a quantidade de bactérias eliminadas depois do chiclete ser removido da boca. Os resultados mostram que, a partir dos primeiros 30 segundos, a adesividade do chiclete se reduz, o que faz com que menos bactéria sejam removidas.

Porém, cuidado: os chicletes com açúcar servem para alimentar essas bactérias bocais, e por consequência, a biopelícula dos nossos dentes se torna mais ácida, o que pode gerar as famosas cáries. Isso não acontece cm os chicletes com edulocorantes artificiais, que contam com propriedades antibacterianas.

Via RealClearScience