Com tantas versões Android, chega uma hora que nos confundimos com tantos nomes. Hoje, temos o Android 8.1 Oreo como a principal versão do sistema da Google, mas com certeza você já ouviu falar do Android One, mais leve e eficiente.

Mas… afinal de contas… o que é o Android One?

 

O que é o Android One?

 

É a versão pensada nos usuários de mercados emergentes ou iniciantes no mundo dos smartphones. Contam basicamente com o Android stock, para fabricantes OEM, e é perfeito para dispositivos mais antigos ou mais modestos.

A Google assim garante que tais dispositivos recebam um Android estável, sem aplicativos ou serviços inúteis. Os primeiros smartphones Android One apareceram nos países emergentes, cobrindo os modelos de entrada, mas de lá para cá receberam uma boa evolução, com modelos mais completos no hardware.

O Android One não conta com todos os adicionais que os fabricantes normalmente inserem, ou seja, nada de skins, aplicativos duplicados, serviços ou assistentes inúteis.

 

O que o Android One pode oferecer?

 

 

Descrito como “a forma mais pura do Android, oferecendo o melhor do Android”, o Android One oferece todas as funcionalidades básicas do sistema operacional, tal e como o programa Nexus oferecia, mas sem a Google se preocupar com a produção de dispositivos.

Além disso, você tem acesso a todos os serviços da Google, assim como o Google Play Protect, que garante a segurança e o bom comportamento dos seus aplicativos instalados.

Os dispositivos Android One também estão otimizados para o uso com o Google Assistente, que pode ser útil nas principais tarefas diárias. É um serviço em constante evolução.

Com o Android One, o seu smartphone terá pelo menos dois anos de atualizações do sistema operacional. Ou seja, um Android One Oreo pode receber pelo menos o Android Q.

Você também não vai precisar esperar que o fabricante do seu smartphone lance a atualização, já que quase tudo é feito pela própria Google, sem interferência dos fabricantes no software. Sem falar nas atualizações mensais de segurança.

 

 

A seguir, alguns modelos que são compatíveis com o Android One:

Moto X4
Xiaomi M1
Xiaomi Mi A1
HTC U11 Life
Nokia 8 Sirocco
Nokia 7 Plus
Y Mobile X1
Y Mobile S2
General Mobile S2
General Mobile GM6
General Mobile GM5
General Mobile GM5 Plus

E mais modelos com essa versão chegarão ao mercado nos próximos meses. Fiquem atentos: se você quer uma experiência Android pura, o Android One é a melhor alternativa.

 

Via Android One