toshiba-vaio-fujistsu

Inimigas no passado, amigas por conveniência no presente. As empresas japonesas querem se unir para serem mais competitivas no complexo mercado de computadores pessoais. VAIO, Fujistu e Toshiba, empresas com uma história muito importante no setor, podem virar uma só.

A VAIO se separou da Sony há dois anos, e nos últimos meses vimos esta empresa criar novos computadores e smartphones. Porém resta saber se eles estão em condições de sobreviver no mercado. A história pode ser a mesma que aconteceu com a Japan Display, uma empresa montada por várias desenvolvedoras de telas (Sony, Hitachi, Toshiba), que queriam ser mais fortes na produção e tecnologia diante das empresas coreanas, que dominou todos os níveis do mercado de telas.

Com os computadores, pode acontecer algo parecido. A VAIO anunciou seus planos de unir os seus negócios com os de seus rivais Toshiba e Fujitsu, e ao que tudo indica o processo está basicamente definido, pois a fusão poderia acontecer no final de março. Com isso, a VAIO seria a empresa com maior participação nessa união.

O mercado dos computadores está em queda, e é preciso trabalhar em soluções muito capazes e flexíveis, no estilo do Surface. Para isso, é preciso que as empresas japonesas montem um supergrupo que combine todos os seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de compartilhar recursos.

Não há mais informações sobre o que vai acontecer com a identidade dessas empresas e produtos, mas será interessante ver se teremos uma marca conjunta, ou se seguirão no modo “cada um por si”.

Via EngadgetBloomberg