mapa-kantar-brasil-so-moveis

Em apenas dois anos, o mundos dos smartphones mudou muito, e em meio mundo. Agora, é possível ver tais mudanças de forma bem simples, com esse mapa desenvolvido pela Kantar Worldpanel.

Desde janeiro de 2012 até o último mês de março, o Android não fez outra coisa a não ser aumentar a sua fatia de mercado (além de aumentar os lucros para a Google), diante do desaparecimento do BlackBerry OS, e a ascensão do Windows Phone.

A Kantar publicou hoje  (28) os dados de cota de mercado do mês de março, e relativo às vendas do primeiro trimestre de 2014. E a história não é muito diferente do que já conhecemos: o Android segue liderando com larga vantagem, o iOS é forte nos EUA e Japão, mas nem tanto na Europa ou China, a BlackBerry desaparece por completo em mercados como o da Espanha, e o Windows Phone ainda custa aumentar a sua participação no mercado, apesar de já contar com a segunda posição no Brasil a algum tempo.

Mas o mais interessante é ver a evolução no tempo. O mapa interativo mostra as estatísticas de mercado de 12 países (incluindo o Brasil) entre janeiro de 2012 e março de 2014.

Em países como Argentina e México, o Windows Phone conta com as maiores cotas de mercado, com 12.9% e 7.3%, respectivamente. Na Espanha, o iOS registrou um leve aumento, por conta das vendas dos novos iPhone 5s e iPhone 5c. Já no Brasil, o Android segue como líder soberano, enquanto que o iOS se concentra nas mãos de apenas 3% dos usuários, ficando atrás do Windows Phone (5.5%).

O mapa ainda deixa de lado muitos países importantes em suas estatísticas, mas ao menos é um começo de um estudo que pode ser promissor mais adiante.

Via Kantar Worldpanel