selfies-cities-01

O site da Time elaborou um interessante gráfico interativo para mostrar quais são as cidades do planeta que enviam a maior quantidade de selfies pela internet.

Os resultados, de certo modo, surpreendem, pois nenhuma das cidades mais fotogênicas do  mundo, como Nova York ou Paris. A cidade com maior envio de selfies no planeta é Makati-Pasing, nas Filipinas. Só depois vem Nova York e Miami.

A lista não está classificando exatamente os locais, mas sim, grandes zonas territoriais dentro das cidades. Por exemplo, dentro de Nova York, a região de Manhattan é a que mais envia selfies. Em algumas cidades, temos mais surpresas. Em Caracas (Venezuela), por exemplo, a maior proporção de selfies está no distrito de Petare, e não no centro da cidade.

O mesmo efeito acontece em São Paulo, onde a região de Carapicuíba (a primeira do Brasil a aparecer na lista de Top 100, na posição 85), tem mais envios do que a capital paulista como um todo. A segunda cidade brasileira no Top 100 é Vitória (ES), na posição 96.

A lista tem um porém. Para elaborá-la, a Time se baseou nos dados extraídos de uma mostra de mais de 400 mil fotos do Instagram, que por sua vez, deveriam cumprir dois requisitos: estar geolocalizadas, e incluir a hastag #selfie. Ou seja, com certeza muitos selfies ficaram de fora, e com dois critérios tão específicos, os resultados fatalmente podem variar.

De qualquer forma, o estudo segue sendo interessante. Sem falar que o mapa é interativo, permitindo o zoom para ver as cidades com maior número de selfies em diferentes regiões.

selfies-cities-04 selfies-cities-03 selfies-cities-02

Via Time