android-malware

Pesquisadores em segurança da Cheetah Mobile, responsável pelo software Android Clean Master, descobriram a origem de aplicativos como Monkey Test e Time Service, das quais os usuários reclamam da dificuldade de serem eliminados. A origem nada mais é do que um malware chamado Ghost Push, que instala aplicativos indesejados no dispositivo, dificultando sua remoção, mesmo depois de resetar o smartphone, ou utilizar algum software anti-malware.

O Ghost Push se propaga sozinho, através do uso de SDK comerciais ou publicidade nos navegadores. Uma vez infectado o dispositivo, ele automaticamente vai habilitar a conta de root no Android, baixando e instalando aplicativos sem o consentimento do usuário. Ao encher o smartphone de apps inúteis, o desempenho do sistema é prejudicado, e uma grande quantidade de dados de internet é consumida.

O Cheetah Mobile estima que este é o malware mais difundido entre os dispositivos Android, afetando mais de 600 mil usuários por dia. Até agora, 39 aplicativos com o malware foram detectados, afetando a 14.847 modelos de smartphones de 3.658 marcas.

Até onde se sabe, os aplicativos da Google Play não foram afetados, de modo que fica a dica para não instalar nenhum software de terceiros no seu smartphone.  Veja a seguir a lista completa de apps maliciosos:

WiFi Enhancer
PinkyGirls
WordLock
SettingService
Sex Cademy
TimeService
XVideo Codec Pack
Fast Booster
boom pig
iVideo
Indian Sexy Stories 2
Amazon
Talking Tom 3
WhatsWifi
Fruit Slots
Assistive Touch
Hubii News
Photo Clean
Hot Video
Wifi Speeder
Accurate Compass
itouch
Super Mario
Lemon Browser
WiFi FTP
All-star Fruit Slash
Light Browser
SmartFolder
Multifunction Flashlight
Ice Browser
Happy Fishing
XVideo
Simple Flashlight
Assistive Touch
PronClub
MonkeyTest
Memory Booster
Daily Racing
Hot Girls

Via Cheetah Mobile