mp4tube-app-icon

O aplicativo “Adult Player” não é um jogo. Esconde um inconveniente malware no dispositivo onde está instalado, podendo resultar diversas dores de cabeça.

O pessoal do Zscaler se deparou com o aplicativo que, uma vez instalado, o usuário aceita que esse tem permissões para controlar o bloqueio de tela. O usuário ainda precisa autorizar o app a registrar fotos da câmera frontal sem que o mesmo se dê conta disso. Depois disso, o Adult Player bloqueia a tela e pede como ‘resgate’ um pagamento de US$ 500 via PayPal para liberar o dispositivo, garantindo o desbloqueio do telefone em 24 horas.

Antes que você pense em resolver o problema desligando e ligando (ou reiniciando) o dispositivo, saiba que tal medida não vai funcionar, e a mensagem vai aparecer novamente, quando o sistema for iniciado.

A solução do problema (sem envolver um caro pagamento) passa por iniciar o smartphone em modo seguro e apagar o aplicativo. Se isso não funcionar, revise as permissões do administrador de dispositivos na área de segurança para desativar os aplicativos habilitados, para depois desinstalar o mesmo.

 

Vale a pena prevenir…

A exposição à essas ameaças é algo inevitável, mas para ser vítima nesse caso (e em muitos outros), você precisa buscar ser a vítima. O aplicativo está fora da Google Play, ou seja, temos que ativar o modo de instalação externa (sobre o qual o sistema adverte antes que seja feita a instalação).

Além disso, nesse caso, o usuário dá permissão para ações tão pouco habituais como a que comentamos no post (câmera frontal, permissão de bloqueio da tela, etc). Por isso, esses softwares maliciosos acabam tendo sucesso em muitos casos por conta de descuidos básicos por parte do usuário, e os hackers sabem disso.

Via Zscaler