NokiaTabletImage

A imagem acima é meramente ilustrativa, mas há quem diga que ela pode se tornar uma realidade em breve. Não é a primeira vez que falamos sobre um possível tablet da Nokia com Windows 8.1, e vários rumores são publicados na blogosfera geek a alguns meses. Mas até agora, nenhuma prova ou confirmação oficial apareceu por parte do fabricante finlandês. Até agora.

Um benchmark vazado recentemente pode dar mais pistas sobre a existência desse dispositivo e suas especificações técnicas. Segundo os dados coletados, o tablet da Nokia com Windows 8.1 RT seria lançado no final de 2013, e contaria com um processador Qualcomm Snapdragon 800, além de uma GPU Adreno 330. O modelo também estaria destinado ao mercado com o objetivo de ser um concorrente no mercado de tablets “baratos” (não sabemos como a Nokia enxerga o conceito de tablet barato), já que contará com a versão do Windows para processadores do tipo ARM.

Esta seria a aposta mais importante da Nokia para as vendas de natal. Não faz mutio tempo que o CEO da empresa, Stephen Elop, confirmou o interesse de sua empresa no mercado de tablets, e a razão deles não terem lançado nenhum produto no ato do lançamento do Windows 8 era o desejo deles saberem como o mercado iria reagir ao novo sistema operacional.

Agora que vários dos parceiros da Microsoft estão começando a deixar de lado o Windows RT, a Nokia entende que esta é a oportunidade de apostar nesse terreno, contando com uma posição privilegiada com o Windows RT, com uma assistência mais próxima por parte da Microsoft. Tal como aconteceu com o Windows Phone.

Também é importante lembrar que, no meio do mês de abril, uma patente oficial foi publicada no escritório de patentes dos Estados Unidos (USPTO), onde a Nokia registrava um projeto de tablet, que incorporava um case/teclado capaz de se adaptar a várias opções de posicionamento, semelhantes ao que a Microsoft apresentou nos modelos Surface.

Diferente do que muitos pensam, o tablet da Nokia com Windows não seria o primeiro dispositivo que o fabricante lançou com uma versão desktop do sistema da Microsoft. Um pouco antes do lançamento do Windows 7, a Nokia chegou a apresentar o Nokia Booklet 3G, um netbook com a versão mais básica daquele sistema.

O Nokia Booklet não obteve sucesso por um simples motivo: timing de lançamento. A Nokia lançou um netbook no momento que o mercado apostava mais nos ultrabooks. Talvez eles estejam repetindo o mesmo erro em apostar no Windows RT quando o mercado não foi muito com a cara dele.

Mas é só uma opinião. Só o tempo vai dizer o que vai acontecer com um futuro tablet da Nokia com Windows RT.

Via GFXBench