Smartphone Android Mostrando Aplicativos

Um estudo mostra um comportamento muito revelador: mais de 80% dos usuários do Android deixam de usar diariamente os aplicativos instalados no smartphone depois de uma semana.

É sabido que a maioria dos aplicativos instalados caem no esquecimento em questão de dias, mas agora temos dados que colocam números a esse comportamento. O estudo monitorizou por cinco meses o uso de aplicativos de 125 milhões de usuários Android, e apenas um dia depois da instalação de um aplicativos, apenas 30% seguem usando esse app.

 

 

O desafio da retenção

Curva de Retenção Apps Android

Os usuários que seguem utilizando os aplicativos todos os dias depois da instalação segue caindo com o passar dos dias, mas de forma menos acentuada. Depois de três dias, o número de usuários ativos por dia fica na casa dos 23%, e depois de um mês, esse número cai para 10%. Após 90 dias, apenas 4% dos usuários seguem como ativos todos os dias.

Ganchos Manter Usuários Ativos Android

Como é lógico, nem todos os apps contam com o mesmo gráfico de queda de uso. No primeiro gráfico, vimos todos os apps baixados por pelo menos 10 mil usuários, mas quando vemos os programas mais baixados, os números mudam significativamente. Mesmo assim, é curioso ver como a curva de queda é bem similar.

Por fim, o estudo dá vários conselhos aos desenvolvedores que querem melhorar a retenção de usuários nos seus aplicativos. Evitar e-mails do tipo “sentimos sua falta” é um deles, pois pouco valem nessas horas. É mais útil criar um vínculo entre usuário e aplicativo, importando contatos no caso de apps sociais.

Via Andrew Chen