BloatwareenWindows10

O blotware no Windows 10 vai aumentar ainda em 2016, com a chegada de um aplicativo do Tripadvisor no sistema da Microsoft, que será incluído de forma automática “em milhares de equipamentos com Windows 10 em 47 mercados”.

Eu tenho o Tripadvisor no meu smartphone (mesmo porque viajo muito a trabalho ou lazer), mas a maioria não tem ou não precisa dele. Ainda mais no computador, e sem a intervenção prévia do usuário. Provavelmente essa pré-instalação do aplicativo é parte de algum acordo comercial com a Microsoft, parecido com o que foi feito na ocasião da instalação automática da saga Candy Crush no Windows 10, e outros jogos da King no futuro.

Vivemos um momento de conscientização depois do escândalo do SuperFish na Lenovo, e pedimos que os fabricantes evitem a pré-instalação de softwares desnecessários em equipamentos novos. Se a Microsoft desse o exemplo, seria um movimento importante para acabar com o Bloatware.

Com algumas exceções interessantes como ferramentas específicas do sistema do próprio fabricante em questão, a grande maioria do software pré-instalado não serve para nada. Ou há alternativas gratuitas melhores, ou são redundantes com o que já oferece o sistema operacional, ou são aplicativos comerciais em período de testes, que ocupam memória e espaço de armazenamento do equipamento, afetando o seu desempenho e o bom funcionamento e estabilidade do sistema. Ou até comprometendo a sua segurança, como o SuperFish.

Tal como os equipamentos OEM, a Microsoft deveria limitar ao máximo esses softwares, oferecendo todos os pacotes adicionais de forma independente do sistema operacional, para download e instalação opcional de forma transparente.

Infelizmente, o problema não só afeta ao Windows 10. Os usuários de smartphones Android sofrem com dispositivos cheios de software lixo, além de uma capa adicional de interface de usuário que nem sempre é bem vinda, penalizando o desempenho do sistema.

No final das contas, a palavra final é sua. E deve ser sua. Nunca dos fabricantes.

Via Softpedia