os-x-el-capitan-topo

Um dos protagonistas claros da WWDC 2015. A Apple apresentou oficialmente o OS X 10.11 El Capitan, uma versão centrada ‘na experiência e no desempenho’. Na demo de hoje já vemos melhorias no Spotlight, nos aplicativos nativos e no gerenciamento de janelas.

O El Capitan não apresenta mudanças radicais, mas visa melhorar tudo o que o Yosemite tem de bom. Nessas melhoras, o OS X 10.11 oferece um gerenciamento de janelas que lembra outras plataformas, além de uma maior eficiência, através de novidades como o Metal for Mac, que permite uma eficiência gráfica muito melhor para o sistema operacional (segundo a Apple, é claro).

os-x-el-capitan-01

O novo Mac OS X El Capitan conta com um novo assistente de busca, que permite ser posicionado em outro local do desktop (uma pequena melhora, mas que pode ser muito bem vinda em alguns cenários), que conta inclusive com buscas em linguagem natural. Craig Federighi demonstrou isso no palco, onde buscas com termos mais específicos retornam resultados ainda mais alinhados com a definição da busca.

 

O Snap do Windows chegou ao OS X

os-x-el-capitan-03

Uma das melhorias mais destacadas do OS X El Capitan é o gerenciamento de janelas. Agora, é possível redistribuir as janelas de forma mais cômoda, trabalhando com duas janelas de aplicativos simultaneamente, com uma função que é praticamente idêntica ao Snap do Windows.

Uma vez posicionada uma janela de cada lado ocupando a metade da tela, podemos deslocar essa margem de um lado para outro, para dar mais espaço para uma ou outra, de acordo com a nossa necessidade. O funcionamento dessa característica era um pedido de longa data dos usuários da Apple, que ganharam uma forma útil de trabalhar com duas janelas no desktop.

Essa opção se soma à melhorias no Mission Control, que agora é mais potente para mostrar os apps abertos, escolher aqueles que serão utilizados, e enviar para os dois o espaço de trabalho rapidamente. Algumas mudanças nas ferramentas nativas foram detectadas, como por exemplo no Mail.app, que agora permite trabalhar com abas para passar de uma mensagem para outra facilmente, arrastando também elementos de um e-mail para outro.

 

Metal for Mac

os-x-el-capitan-04

O novo OS X oferece melhorias no desempenho geral do sistema. Sem entrar em detalhes, a Apple explica que a abertura de apps no El Capitan é 1.4 vezes mais rápido que no Yosemite, além de oferecer melhorias nos downloads das mensagens de e-mail e abertura de documentos em PDF.

O desempenho gráfico recebeu atenção especial, ganhando novos contornos com a chegada do Metal for Mac. Essa biblioteca estreou no iOS 8 no ano passado, e explora todo o potencial da GPU, sendo agora integrada ao sistema operacional para desktops, oferecendo grandes melhorias. Com isso, o OpenGL é deixado um pouco de lado, para que os desenvolvedores explorem a nova solução.

O Metal no OS X deve oferecer uma melhora na eficiência de 40% em relação à geração anterior do sistema operacional, tendo um impacto tanto em jogos como em aplicativos onde o trabalho gráfico é intenso. A Adobe indica que, graças ao sistema, é possível obter velocidades até oito vezes superiores no After Effects, enquanto que a Epic Games demonstrou as vantagens dessa biblioteca tanto para usuários como para desenvolvedores.

 

Nada de Siri no OS X

os-x-el-capitan-05

As melhorias da Apple são interessantes, mas provavelmente muitos usuários ficaram decepcionados pela escassez das melhorias relevantes em outras áreas. Provavelmente a maior ausência foi a do Siri.

O assistente de voz foi protagonista no iOS, mas fica restrito na plataforma móvel da Apple. É estranho, pois isso acontece justamente quando vemos um suporte de linguagem natural nas buscas do Spotlight, e um aumento de idiomas compatíveis com o assistente de voz.

Também não foram feitos comentários nos campos de realidade virtual, ou de uma hipotética mudança para um novo sistema de arquivos, ou sobre os rumores do OS X rodar em micros ARM. Pode ser que algumas (ou todas) essas soluções a Apple esteja guardando para um momento futuro.

 

Preço e Disponibilidade

O novo OS X El Capitan estará disponível para os desenvolvedores presentes no WWDC 2015 em beta preliminar a partir de hoje (8), via download. No mês de julho, a beta pública estará disponível para os usuários de computadores da Apple, e durante o outono – sem data especificada -, a versão final será lançada. De graça.