lumia-950-desmontado-01

Nem só de iFixit vive o mundo de desmontagem de gadgets. A Kapion LAB desmontou o Lumia 950, um dos smartphones top de linha recém lançados pela Microsoft, e o processo revela mais segredos sobre o dispositivo.

O processo está resumido em um vídeo de 15 minutos (no final do post), e vale como manual de desmontagem peça por peça, com instruções muito claras (em inglês) tanto do componente que se desmonta, como das ferramentas que devem ser utilizadas.

O Lumia 950 tem uma carcaça traseira de fácil remoção, algo comum na maioria dos smartphones da marca, oferecendo as gavetas para SIM cards e microSD. Também vemos como é simples desmontar a bateria, que ocupa uma grande superfície no centro do chassi.

Algo que chama a atenção é a refrigeração líquida do processador, que é basicamente um tubo de cobre que vem da CPU até a parte superior esquerda (vendo o smartphone a partir da parte traseira). Essa refrigeração dissipa o calor da CPU por uma troca do estado líquido que o tubo leva em seu interior a gás.

lumia-950-desmontado-02

Outro detalhe de destaque é a presença de um alto-falante ao lado da câmera traseira, e que existem conectores para microfones nas bordas superior e inferior. Além disso, o smartphone desmontado (que não foi especificado se era um protótipo ou o produto final) é dual SIM.