android-robot

A Google acaba de atualizar as suas estatísticas mensais das versões de Android por cota de mercado, e o cenário de fragmentação continua, apesar de alguns avanços serem registrados.

O principal destaque é que o Lollopop ultrapassou o KitKat, sendo agora a versão mais popular do Android. Na parte baixa, estão as versões do Froyo em diante (antes não se contabilizava essas versões quando ficavam com menos de 1%), incluindo o Gingerbread e Ice Cream Sandwich, que poderíamos dar como sistemas obsoletos, mas que alcançam 5% de cota. Na terceira posição é a Jelly Bean, com 22%.

A tendência nesse sentido não é de todo negativa, pois a grosso modo os usuários seguem utilizando as versões mais recentes do Android. A cota somada do KitKat com o Lolllipop é de 70%. Por outro lado, apesar de um progresso notável (dobrou a sua cota de mercado em relação ao mês passado), a versão Marshmallow segue atrás do Ice Cream Sandwich.

android_ver

Logo, a fragmentação do Android continua, mas ao menos é menos perceptível do que pode parecer. De qualquer forma, gera um déficit de segurança que os fabricantes seguem sem se responsabilizar, o que prejudica a experiência do usuário. O qual é mais grave quando a estratégia é feita apenas para vender novos dispositivos, onde a Google não tem culpa. É uma prática de negócio fraudulento e enganoso de alguns fabricantes.

Porém, essa é uma denúncia de longa data. E nada muda nesse aspecto. Infelizmente.