bloqueio-segurança

Um novo ransomware para Android foi identificado, o Lockerpin, que é capaz de mudar a senha de bloqueio do dispositivo, exigindo um pagamento de US$ 500 para o resgate.

O funcionamento do Lockerpin é bem simples, mas eficiente. Camuflado em aplicativos falsos, ele mostra uma mensagem que incentiva o usuário a instalar uma atualização pendente, acompanhado de um botão para prosseguir. Uma vez que aceitamos, o processo é iniciado, já que foi concedidas as permissões necessárias para que o malware comece a trabalhar.

Felizmente, esta é uma ameaça que não foi detectada em aplicativos oficiais publicadas na Google Play Store, e a única forma de você ser infectado pelo Lockerpin é através de fontes externas. Logo, vale o alerta para que você tome cuidado redobrado na hora de baixar aplicativos de fontes duvidosas.

Não há dúvidas que a grande popularidade do Android está se transformando também no seu maior problema. O fato de ser o sistema operacional móvel mais utilizado também o coloca como o principal alvo dos ciber criminosos.

android-ransomware-update-window

Isso não é uma novidade, já que também é possível migrar essa ameaça para outras plataformas majoritárias como O Windows. Afinal de contas, é mais rentável desenvolver um malware capaz de infectar um sistema operacional presente em centenas de milhões de dispositivos do que em outro que está em alguns poucos milhões.

Via Arstechnica