Neste post, você vai poder acompanhar (em texto) tudo o que acontecer nos Estados Unidos, durante a coletiva da Apple, para a apresentação do iPhone OS 4. Recomendamos que você, de forma periódica, atualize esta pagina pelo F5 (que vocês já sabem muito bem) para ter as informações atualizadas. E comentem conosco tudo o que estiver rolando na coletiva.

13:58 – Já começam a vir as primeiras notícias direto dos Estados Unidos. Ou das filas dos jornalistas no local do evento.
14:01 – Por enquanto, só música. Aos poucos, a sala da coletiva começa a lotar. Início da coletiva em alguns minutos.
14:04 – Steve Jobs sobe ao palco. Não demorou muito para começar.
14:05 – Jobs agradece a presença de todos. De cara, já fala que a novidade é o iPhone OS 4, mas antes, começa falando do iPad, informando que o tablet da Apple já vendeu 450 mil unidades até hoje.
14:06 – 3,5 milhões de aplicativos para iPad foram baixados até hoje. Jobs confirma o número de 300 mil unidades do iPad vendidos no primeiro dia. Best Buy teve seu estoque esgotado, e a iBooks já tem mais de 600 mil downoads.
14:08 – Fim de informações sobre o iPad. Agora, sobre a App Store. Jobs diz que os usuários baixaram, até hoje, na loja de aplicativos, mais de 4 bilhões de aplicações. Estão disponíveis 185 mil aplicativos na loja.
14:08 – Jobs começa a  mostrar aplicativos em vídeo. Informa que a Marvel tem um leitor de gibis eletrônicos fantástico, que existem aplicativos para previsões do tempo, aplicativos para acompanhar o baseball da MLB, aplicativo para o IMDB… Jobs usa as palavras fantástico e estupendo por diversas vezes.
14:12 – Agora, o iPhone. Eles venceram nos últimos 3 anos (e em 2010) o prêmio JD Power. Começa a falar do mercado dos navegaodre móveis. Diz que o iPhone tem 64% do mercado. É anunciado então o iPhone OS 4. O preview para desenvolvedores já está disponível hoje.
14:14 – São mais de 1.500 APIs no iPhone OS 4. Os desenvolvedores terão acesso à itens como calendário, biblioteca fotográfica, quicklook, entre outros. É falado do Accelerate, que é um novo framework para acelerar as funções matemáticas via hardware.
14:16 – Existem mais de 100 novas caracerísticas para o usuário. Criação de listas de reprodução, zoom digital 5x, foco para toque em vídeo, geotagging, troca da tela inicial, teclados Bluetooth, corretor ortográfico, entre outros.
14:18 – Jobs fala da primeira e mais importante nova função: a multitarefa no iPhone. Ele mesmo diz que não foram os primeiros a implantar isso (que óbvio, não Jobs?), mas afirma que farão melhores que os outros. Diz que é muito fácil implantar o multitarefa em um smartphone e acabar com a bateria dele, além de deixar o sistema lento. Se não faz direito, o aparelho pode ficar absurdamente vagaroso. Jobs afirma ter encontrado a forma de implementar um sistema multitarefa para aplicaivos de terceiros e evitar todos estes problemas, e este é o motivo pelo qual eles levaram tanto tempo.
14:20 – Jobs começa a demonstração da multitarefa
14:22 – Scott Forstall sobe ao palco para explicar como eles implementaram o multitarefa, mantendo a bateria e o rendimento intactos.
14:23 – Scott informa que eles ofereceram 7 serviços multitarefa com APIs aos desenvolvedores. Usam como o exemplo o Pandora. Diz que, até agora, se você deixava o aplicativo para ir para outro, a música parava. Agora não: o Pandora segue reproduzindo a música de fundo enquanto você muda de aplicativo. Scott diz que não é exagero nenhum dizer que o iPhone mudou o futuro do Pandora. Hoje, eles contam com 30 mil novos ouvintes por dia pelo iPhone. Mais demonstrações com o Pandora.
14:26 – Você pode ir direto para a loja do iTunes a partir do Pandora, enquanto ele executa alguma música, para comprar a música executada.
14:27 – Agora, o VoIP. Quando se fala pelo Skype, pode se trocar de aplicativo e ver uma barra de status. Quando está funcionando em segundo plano, poderá seguir recebendo chamadas.
14:30 – David POnsfor, do Skype, sobe ao palco, e informa que hoje eles contam com 500 milhões de usuários, e que o iPhone OS 4 faz com que o Skype seja apresentado ao consumidor de forma mais fácil. Até hoje, sair do aplicativo significa fim da conexão. Agora, é possível deixá-lo em segundo plano, para seguir recebendo chamadas. Mais demonstrações, com uma chamada feita no palco.
14:31 – Scott volta ao palco. Fala agora do posicionamento em segundo plano. Há dois tipos de aplicativos que podem ser usados, como o TomTom. É possível deixar o posicionamento de GPS em segundo plano, enquanto você escuta música.
14:32 – O GPS usa bastante eletricidade, mas isso é algo aceitável. Mas existe outros tipos de aplicativos que podem obter sua localização, como as redes sociais. Para estes aplicativos, serão usadas as torres de telefonia móvel. E já que o celular está o tempo todo conectado às torres, é dessa forma que as redes sociais saberão quando você se deslocar.
14:34 – A Apple se preocupa muito com a privacidade, e eles levam este aspecto mais além com o iPhone OS 4. Eles vão adicionar um indicador na barra de status paras saber se alguém quer saber de seu status, e várias opções para o usuário ativar ou desativar, e mostrar se alguém pediu sua posição em 24 horas.
14:35 – Falando agora das notificações push. São muito populares. Em 9 meses, eles mandaram mais de 10 bilhões de notificações. Scott explica agora como as mensagens push são enviadas a partir dos servidores da Apple.
14:36 – Agora, você pode fazer uploads de fotos.
14:37 – Jobs no palco. Também é possível abandonar um aplicativo, e continuar executando este mesmo aplicativo mais tarde, partindo do mesmo ponto que você executou antes (a Microsoft não tinha pensado nisso antes, com o Windows Phone 7?).
14:38 – Jobes agora começa a falar do recurso Folder. Digamos que você queira criar uma pasta, com jogos dentro. Com um simples movimento de arrastar de um local a outro o aplicativo, você pode criar uma pasta, podendo nomeá-la automaticamente. Você pode arrastar a pasta para onde quiser, colcoar quantos aplicativos quiser, podendo colcoar até uma pasta na área de dock.
14:40 – Outra coisa a se falar é a tela principal, e a capacidade de se mudar o fundo da tela. Sem dúvida, esta é a demo mais inesperada de todas. Fim das pastas, por enquanto.
14:41 – Antes, você poderia ver 180 aplicativos no iPhone. Agora, são mais de 2 mil.
14:42 – Terceiro item: cliente de e-mail melhorado. Agora, a caixa de entrada de e-mails é unificada, você pode ter mais de uma conta Exchange cadastrada, caso você queira priorizar uma determinada conta, há um sistema de trocas rápidas de contas. além disso, ele também tem a opção de organizar os e-mails por categorias.
14:43 – Quarto item: iBooks no iPhone OS 4. Eles acreditam que os usuários realmente vão gostar de ler livros no iPhone. Além disso, você poderá comprar seus livros uma vez, e ler os mesmo em qualquer lugar, podendo sincronizar livros estre as plataformas.
14:45 – Scott volta. Diz que tem novas funções para empresas, começando com uma melhor proteção de dados. Além disso, há o controle para dispositivos portáteis, distribuição de aplicativos sem fio, múltiplas contas Exchange, Exchange Server 2010 e novas opções VPN.
14:48 – Agora, o Game Center. É um preview para desenvolvedores do OS 4. Os jogos são muito populares, são mais de 50 mil títulos na App Store. Apresenta o Social Gaming Network, que é uma espécie de rede social com jogos. Algo como o Xbox Live, mas para o iPhone.
14:49 – Steve volta ao palco, informando que tudo isso estará disponível aos usuá
ri
os ainda em 2010.
14:50 – Mais novidades: o iAd, que é uma plataforma de publicicdade móvel. Jobs diz que eles contam com vários aplicativos gratuitos ou com preços razoáveis. Isso é bom, mas informa que os desenvolvedores precisam encontrar uma forma de ganhar dinheiro. uma vez que eles estão colocando publicidade nos aplicativos, e a maioria consegue ter resultados pouco interessantes (um certo desconforto com esta declaração).
14:52 – Jobs diz que um usuário médio gasta 30 minutos por dia usando seus aplicativos. Se você quiser colocar um anúncio a cada 3 minutos, isso será 10 anúncios por dia. OU 1 bilhão de oportunidades de anúncios por dia.
14:53 – Jobs vê isso como uma oportunidade muito séria, e com uma base de usuários incrível. mas eles querem melhorar isso, mudando a qualidade dos anúncios. Uma vez que o iAd está no iPhone OS, eles pensaram em como fazer uma propaganda interativa e com conteúdo de vídeo, sem deixar o aplicativo. Diz Jobs que é bem fácil de implementar, e uma vez feito, a Apple venderá e abrigará os anúncios, dividindo o dinheiro em 60/40.
14:55 – Demonstrações com algumas marcas fictícias de como o sistema funciona. Aparece um anúncio de Toy Story 3, e Jobs disse que já viu o filme, em tom de brincadeira.
14:58 – Jobs fala do game Toy Story Mania, onde você pode comprar diretamente do anúncio criado, dentro do próprio aplicativo.
14:59 – Jobs agora mostra um anúncio do Nike Air Jordan, com vídeo incluso na propaganda. Também temos o Nike ID, onde o usuário pode cirar o seu próprio tênis, a partir do aplicativo.
15:01 – Agora, Jobs mostra uma aplicativo para a rede de lojas Target. No aplicativo, você pode decorar seu próprio quarto. Basicamente, o iAd são anúncios que são aplicativos, dentro de aplicativos.
15:03 – Recapitulando: multitarefa, folders, e-mail melhorado, iBooks, funçõe corporativas, games e iAd. E estes são as 7 principais das 100 novas funções.
15:05 – Tudo isso estará disponível para os usuários do iPhone ou iPod Touch neste verão (do hemisfério norte). O 3GS e iPod Touch de 3ª Geração. Para o iPhone 3G e iPod Touch de segunda geração, haverá muitas coisas que funcionarão, e outras que não, como o multitarefa.
15:06 – O iPhone OS 4 para iPad estará disponível no outono.
15:06 – Momento de perguntas e respostas, com Steve Jobs, Phil Schiller e Scott Forstall no palco.
15:09 – Perguntado que, uma vez que o multitarfa vai aumentar o consumo de dados, e como que eles acreditam que a AT&T vai responder à isso, Jobs diz que esta não é uma associação correta a se fazer.
15:10 – Perguntado novamente sobre o consumo do Pandora, Jobs reforça que o jornalista está errado, e que ele não consome tanto volume de dados assim.

15:11
– Chega ao fim o evento de apresentação do iPhone OS 4 da Apple, e o fim deste liveblog. Agradeçemos a todos que acompanharam este liveblog e mais novidades ao longo do dia, ou no TargetHD Podcast.