linux

Deixando de lado a discussão sobre quando as crianças devem ou não começar a lidar com dispositivos de tecnologia, uma solução prática, barata e muito interessante para promover essa entrada é através de um computador com uma distribuição Linux devidamente adaptada para crianças de diferentes idades.

Nesse post, vamos mostrar as distribuições mais populares e algumas menos conhecidas, mas igualmente recomendáveis.

 

 

Sugar

 

Nasceu a partir do projeto do One Laptop Per Child, e seu software é baseado no Fedora, oferecendo um ambiente visual simplificado para todas as idades. O Sugar conta com aplicativos básicos para realizar tarefas educacionais e até profissionais. Permite também a instalação em um pendrive de boot.

 

 

Kano OS

 

O Kano permite que crianças de 7 a 14 anos montem o seu próprio computador pessoal, aprendendo inclusive programação. Esse computador utiliza o Kano OS, distribuição Linux simplificada, que pode ser utilizada em qualquer computador Windows ou Mac. Além de interface própria, tem loja de aplicativos com interface de instalação simplificada.

 

 

PicarOS

 

O PicarOS é focado nas crianças de 3 a 12 anos. Funciona em equipamentos com configurações mais modestas, com área de trabalho adaptada e aplicativos para as mais diferentes tarefas.

 

 

Ubermix

 

O Ubermix é pensado nas crianças em idade escolar. Tem uma área de trabalho que lembra o Ubuntu, mas adicionando um dock como o macOS. Se destaca pela seleção de aplicativos: mais de 60 apps pré-instalados para editar documentos, trabalhar com imagens e vídeos, programar, aprender ou jogar. Uma boa ferramenta para professores e estudantes.

 

 

Edubuntu

 

Versão do Ubuntu voltada para a educação, com suporte oficial da Canonical (apesar de não ser atualizado desde 2014). O Edubuntu também se destaca pelos aplicativos pré-instalados, para diversas idades, indo do estudante primário até o universitário. O atualizador do Ubuntu permite atualizar praticamente todo o sistema.

 

 

Qimo

 

Distribuição com ambiente adaptado para facilitar os primeiros passos com um computador. O Qimo foi abandonado no ano passado, mas ainda está disponível para download. Também pode ser atualizado a partir do atualizador do Ubuntu. Também se destaca pela presença de aplicativos e jogos educativos, que podem ser ampliados a partir da Central de Software do Ubuntu.

 

 

DoudouLinux

 

Por fim, uma distribuição Linux para crianças de 2 a 12 anos. O DoudoLinux tem interface que mostra apenas os jogos e aplicativos selecionados por idades, e seu funcionamento é pensado nos computadores mais antigos e com menos recursos.