Librem 5

A empresa Purism fechou uma parceria com a KDE para criar uma interface do Linux amigável para os smartphones. O Plasma Mobile será o software que vai trabalhar com o hardware presente no smartphone Librem 5.

É difícil superar o duopólio Android + iOS. As demais alternativas não convencem os usuários, e muitos pedem há tempos uma altenrativa com o Linux. E agora, o KDE faz mais uma tentativa.

A ideia de um smartphone baseado em software open source e completamente aberto já existe a alguns anos. Várias empresas tentaram isso. A Canonical teve uma versão do Ubuntu para smartphones, mas depois de lançar três smartphones que não vingaram, abandonou o projeto.

 

 

O Librem 5, que nesse momento está em campanha de crowdfunding, é pensado na privacidade e segurança dos dados dos seus usuários. A presença da KDE e de sua interface mostra o compromisso da Purism no projeto, uma vez que esse hardware não depende do software do fabricante para funcionar.

O Librem 5 pode ser mais um concorrente no mercado de smartphones. Muito se espera por um dispositivo com Linux, totalmente aberto e com configurações no nível dos concorrentes. E este modelo pode ser o que muitos estavam esperando.

Mas daí a ser uma concorrência real ao Android e iOS… vamos devagar, certo?