Librem 11

O Librem 11 é um tablet conversível que se destaca por contar com interruptores físicos para ativar ou desativar funções como câmera, conectividade WiFi ou 3G e receptor GPS, apostando na privacidade com a ajuda do Linux.

O equipamento foi desenvolvido para proteger o usuário da publicidade, dos malwares, do ransomware e da vigilância de ‘olhos capitalistas’, além de destacar que não precisa de qualquer tipo de identificação de usuário para usar ou instalar aplicativos, algo comum nos dispositivos iOS, Android e Windows 10.

Librem 11-comparativo

Podemos imaginar o Librem 11 como um produto para os mais receosos no quesito privacidade. Com um número menor de brechas para ser flagrado, ele pode ser um bom dispositivo para essas aspirações. Mesmo assim, não é recomendado para aqueles que contam com segredos industriais que valem milhões de dólares. No máximo imagino o George R.R. Martin escrevendo os episódios de Game of Thrones nesse tipo de dispositivo.

Outra dúvida não revelada nas fontes: o dispositivo utiliza navegadores Tor? Isso seria importante para reforçar essa questão da privacidade.

O Librem 11 é um produto de nicho, mas é uma proposta interessante aos interessados. Porém, não é um produto barato: pode ser reservado no Indiegogo por US$ 1.299. Se conseguir se financiar, chega ao mercado em outubro.

 

Via TechCrunchLibrem 11 @ Indiegogo