Windows

 

Se sua unidade de armazenamento fica com pouco espaço livre e você não sabe o que é que está ocupando mais espaço, é certo que você tem arquivos desnecessários no computador com Windows. E há uma forma simples e rápida de resolver o problema.

Aos poucos, o seu espaço de armazenamento vai diminuindo, até chegar no ponto que você precisa de mais espaço. Isso também pode acontecer com um SSD que tem apenas o Windows instalado.

O procedimento a seguir aqui é uma limpeza de disco, que pode ser acessado pelas propriedades do disco (clique no botão direito sobre o ícone do disco), onde é exibido uma lista de arquivos de diferentes tipos que podem ser eliminados com segurança (thumbnails, relatórios de erros, etc).

Mas a dica que passa desapercebida pela maioria dos usuários é o botão adicional Limpar Arquivos de Sistema.

O recurso adiciona à lista um conjunto de arquivos temporários que sobram dos processos de atualização do Windows e que, em casos extremos, podem representar mitos gigabytes.

Não custa nada adotar o procedimento de tempos em tempos, e verificar o quanto de espaço é possível recuperar. Leve em consideração que o procedimento pode demorar na análise dos arquivos temporários. Logo, uma boa dose de paciência vai muito bem aqui.