LG V30

A LG anunciou oficialmente na IFA 2017 o LG V30, novo smartphone top de linha que reúne o melhor que a empresa apresentou até hoje no mercado de telefonia.

O principal diferencial desse modelo para o já impressionante LG G6 é a sua capacidade para as atividades multimídia, com foco nas melhorias na geração ou visualização de imagem, além da parte de som, que ganha protagonismo nesse dispositivo.

Para começar, o LG V30 conta com proteção Gorilla Glass 5 na parte frontal e na parte traseira, oferecendo maior resistência para um design sem bordas, além do uso da técnica de construção H-Beam, com bordas metálicas quase indistinguíveis das bordas do smartphone.

 

 

O modelo conta com um sistema de refrigeração “heat pipe” para o seu conjunto de hardware, composto pelo processador Qualcomm Snapdragon 835, 4 GB de RAM LPDDR4 e 64 GB ou 128 GB de armazenamento (expansíveis via microSD de até 2 TB).

O LG V30 conta com resistência à água e poeira (IP68), sobrevivendo a imersões por meia hora a um metro e meio de profundidade. Sua bateria de 3.300 mAh conta com sistema de recarga rápida Quick Charge 3.0 da Qualcomm, que deve carregar 50% da bateria em 30 minutos, além de um modo de recarga sem fio.

Na parte de conectividade, destacamos o USB Type-C 2.0, NFC, Bluetooth 5.0 BLE e WiFi ac.

Reforçamos que a tela tem claro protagonismo no LG V30. Sua tela OLED (ou P-OLED, ou AMOLED, como queiram) tem a mesma tecnologia da AMOLED da Samsung, mas usando o plástico no lugar do cristal, e com as tecnologias já conhecidas da LG para a construção de suas telas.

 

 

A tela do LG V30 é uma OLED FullVision, ocupando toda a tela, inclusive com o cristal levemente curvado nas bordas, reforçando o aspecto panorâmico. Possui 6 polegadas de tamanho (18:9, 1440p, 538 ppp), e seu conjunto de hardware não afetou suas dimensões: 7.3 mm de espessura e peso de 158 gramas.

 

 

Com isso, o modelo perde a tela dupla, mas em compensação recebe o modo Always-On, acrescido de uma barra de aplicativos e acesso direto ao reproduzir música e algumas ferramentas. Alguns elementos podem ser acessados com a tela bloqueada.

 

 

O modelo possui um som Hi-Fi da B&O, que também fornece fones de ouvido de série. A tecnologia Quad DAC de 32 bit está presente, com filtros digitais personalizados, além do suporte ao MQA (Master Quality Authenticated), que promete streaming de música de alta resolução. Lembrando que o LG V30 chega com reconhecimento de voz e Google Assistant integrado de série.

 

 

Por fim, o LG V30 se destaca na presença da câmera dupla traseira, que traz algumas surpresas. Na parte traseira, temos um sensor principal de 16 MP, e um secundário com grande angular, com 13 MP e 120 graus.

A luminosidade da câmera principal é de f/1.6, 25% a mais de luminosidade que um sensor f/1.8), e o segundo sensor fica com uma abertura f/1.9. A câmera frontal do smartphone possui 5 MP, com angular de 90 graus e abertura f/2.2.

A novidade da câmera dupla do LG V30 é o Crystal Clear Glass do modo de câmera, para reduzir a distorção entre os eixos ao registrar fotos com a grande angular, obtendo uma reprodução de cores mais fiel. Além disso, o sensor trabalha com foco a laser, detecção de fases e estabilização ótica.

 

 

O modo manual se mantém quase inalterado, e é um dos mais completos graças ao recurso que copia os ajustes de câmeras profissionais, no momento em que a imagem é disparada.

O zoom de gravação de vídeos pode ser feito a partir de um ponto específico da cena, ampliando esse ponto de forma assistida. Também foram incluídos até 15 filtros para obter diferentes efeitos cinematográficos aos vídeos.

 

 

Além do leitor de digitais na parte traseira (abaixo da câmera dupla, viu, Samsung), o LG V30 inclui reconhecimento de faces, com a ajuda de câmera frontal que identifica o rosto do usuário inclusive com a tela apagada e sem tocar em nenhum botão.

Além disso, o smartphone pode identificar o usuário pela sua voz, com palavras chave combinadas. A terceira combinação para poder desbloquear o dispositivo é usando um padrão com toques em determinadas áreas.

Todo o conjunto é gerenciado pelo sistema operacional Android 7.1.2 Nougat com a interface customizada da LG.

 

 

O LG V30 está disponível nas versões com 64 GB e 128 GB de armazenamento (esta última é denominada oficialmente como LG V30+, e estará disponível em mercados específicos), ambas com 4 GB de RAM. As opções de cores são preto Aurora, prata Cloud, azul Morrocan e violeta Lavender.

O modelo chega ao mercado no dia 21 de setembro na Coreia do Sul, e depois disso em diferentes mercados da América, Europa e Ásia. Preços e datas para o Brasil não foram confirmados, por enquanto.