lg-internet-das-coisas

A IFA é uma feira onde os eletrodomésticos contam com muito protagonismo, mesmo não sendo as estrelas do evento. Mas com a Internet das Coisas, alguns fabricantes apostam na ideia de casa conectada para introduzir uma série de sensores universais. A LG decidiu se antecipar à IFA 2015, mostrando o LG SmartThingQ, os seus sensores para eletromésticos.

O LG SmartThingQ é um pequeno dispositivo que, acoplado aos eletrodomésticos, é capaz de captar uma série de valores que são enviados para um sistema central que se encarrega de processar e exibir essas informações. Os sensores permitirão a execução de ações simples, como saber quantas vezes a porta de uma lavadora é aberta quando não estamos em casa, o control do ciclo de lavagem ou regular a temperatura do ar condicionado.

Para se comunicar com os demais dispositivos, a LG segue o padrão aberto AllJoyn, da aliança AllSeen, formado por 180 empresas (incluindo Haier, Microsoft, Panasonic, Philips, Canon, Electrolux, Qualcomm, entre outras).

Além desse botão, a LG vai apresentar mais eletrodomésticos conectados: um forno que se conecta à internet para baixar receitas, e um equipamento de ar condicionado que vai enviar informações diversas para o nosso smartphone (temperatura, alerta de troca de filtros e a possibilidade de programá-lo como qualquer outro equipamento).

Por enquanto, a LG não revelou maiores informações sobre o SmartThingQ, inclusive sobre a sua alimentação (bateria ou fonte externa). Na imagem desse post, é possível ver algo parecido com um conector microUSB. Seu preço não foi revelado, assim como suas limitações (vai funcionar com qualquer eletrodoméstico, o que é capaz ou não de medir, etc).

Vamos ter que esperar a IFA 2015 para obter mais detalhes.