O LG Nexus 4 é um smartphone incrível. Um hardware muito potente, um design elegante, a mais recente versão do sistema operacional Android e um preço muito baixo para tudo aquilo que ele oferece. Com tudo isso, é normal que, ao chegar ao mercado, ele tivesse problemas para atender a procura voraz de seus usuários. São muitos que estão esperando por uma nova remessa de dispositivos disponíveis, e ao que tudo indica, parece que a espera vai demorar ainda mais. Isso é, se os rumores que a LG paralisou a produção do Nexus 4 se confirmarem.

Antes que você fique desesperado, vamos analisar essa notícia passo a passo. O Nexus 4 chegou ao mercado com muitos problemas, tanto nos Estados Unidos como na Europa. Muitos usuários quiseram comprar, e isso saturou os servidores do Google em cada país. Além disso, os estoques iniciais se esgotaram rapidamente, em questão de minutos. O resultado disso foi um processo de atendimento ao cliente desastroso.

Mesmo assim, tudo dava a entender que a produção do Nexus 4 tinha se normalizado (tanto, que alguns veículos de tecnologia brasileiros afirmaram nessa semana que o smartphone chegará ao Brasil “em breve”, e talvez com subsídios do Google no preço). Mas no começo do anos já nos deparamos com a notícia que as unidades do Nexus 4 colocadas à venda não foram em um grande volume, como se imaginava. Especula-se que os números das vendas foram de aproximadamente 370 mil unidades.

Enquanto isso, os consumidores seguem esperando que o smartphone algum dia chegue ao mercado novamente. Porém, esses rumores desanimam qualquer um, indicando que a LG interrompeu a produção do Nexus 4, e a justificativa, se realmente for verdadeira, seria algo no mínimo chocante. As fontes do IBTimes (que é quem lança essa bomba) informam que o Nexus 4 ficou no final da lista de prioridades da empresa, que quer se focar em novos produtos.

Isso não significa que eles deixaram de lado a marca Nexus, já que parece que existe um acordo secreto entre LG e Google para desenvolvimento de novos dispositivos. Parece que o Nexus 4 seria só o primeiro de uma lista de novos produtos da linha Nexus, e talvez o Nexus 4 seria “apenas um teste” (???) para algo que está por vir, e que seria muito maior.

A LG estaria se preparando para lançar o sucessor do Nexus 4 já para o próximo mês, durante a Mobile World Congress 2013, em Barcelona. Os rumores indicam que a fabricante está trabalhando em um novo smartphone e um novo tablet, e que o sucessor do Nexus 4 seria um dispositivo com processador quad-core de 2GHz, e já com a versão 5.0 do Android. Particularmente, acho que a LG vai lançar novos dispositivos móveis no evento (afinal, é a MWC), mas não creio que esse modelo já será o substituto do Nexus 4, que não tem seis meses de vida. Não é o comportamento “normal” do Google em violar a sua própria janela de 12 meses para lançamentos de smartphones top de linha.

Por outro lado, não duvido de mais nada. Do jeito que o mercado mobile está extremamente dinâmico, e com tantos lançamentos de novos processadores para dispositivos móveis, é quase impossível frear os lançamentos com essas novas tecnologias. Só espero que esse novo Nexus (se é que ele existe) tenha um preço pelo menos razoável, e que não conte com muitas personalizações de software.

Mas estamos na zona dos rumores. Vamos esperar, com muita calma, os próximos acontecimentos. Até porque ninguém tem o Nexus 4 para vender mesmo…