lg-g5-tela-always-on

A divisão móvel da LG publicou nas suas contas das redes sociais um curioso GIF que mostra uma das novas funções que o LG G5 vai trazer. Ainda que os detalhes sejam bem escassos, a pista é bem clara: o novo smartphone vai trazer uma tela “Always On”.

Ou seja, a tela (ou uma parte dela) estará sempre ligada, mostrando o tempo todo a informação no instante em que ela é recebida. Detalhe: esta tela não será AMOLED. No seu lugar, a LG teria apostado em uma tela de tamanho completo, similar à segunda tela do LG V10. Essa pequena marquise que informa as notificações e oferece acessos diretos aos aplicativos.

Não é uma funcionalidade nova, mas é algo curioso ver duas gigantes do mundo mobile (Samsung e LG) apostar no mesmo recurso ao mesmo tempo. A Motorola introduziu o Ambient Display no Nexus 6, e em 2016 teremos vários smartphones com notificações na tela, como o Galaxy S7 e o LG G5.

Um dos problemas desse sistema é o reduzido tamanho de suas baterias, ou o excessivo consumo de seus componentes. A tela é um dos componentes que mais gastam bateria, de modo que a aposta nas notificações na tela podem gerar muitoas dúvidas. Não tanto nas telas Super AMOLED da Sasmsung com ativação parcial, mas nas telas LCD que o LG G5 terá.

giphy

Por um tempo, se especulou que o LG G5 contaria com a tela dupla presente no LG V10. Isso permitiria exibir as notificações na minitela superior, não gerando muito gasto de bateria. A opção de que se ligaria a tela completamente para exibir a notificação poderia ser um problema, e tudo por conta da própria tecnologia de tela.

A Samsung conta com telas Super AMOLED, que podem ligar e desligar os pixels de forma individual, e por isso essas telas conseguem os tons negros mais profundos. E pixels negros são pixels apagados. A tela LCD se acende por completo, e a não ser que a LG tenha colocado todos os seus esforços para que isso não aconteça, teremos naturalmente um maior consumo de bateria no LG G5. Veremos como eles resolveram essa questão.

 

No dia 21 de janeiro, as dúvidas serão eliminadas

A apresentação do LG G5 acontece no final desse mês, e a tela Always On sai do terreno dos rumores para entrar na zona das certezas. Ainda há dúvidas sobre o design final desse smartphone, que só revela a parte frontal, em forma de silhueta. Mas no dia 21 de fevereiro poderemos conferir como será a grande aposta da LG para o primeiro semestre de 2016.

Via LG