lg-g4-oficial-01

Depois de tantos vazamentos e informações antecipadas, a LG apresentou de forma oficial o LG G4, o seu novo smartphone top de linha. O dispositivo mantém o design dos modelos anteriores, mas recebe uma ênfase especial em aspectos muito valorizados por esse segmento de usuários: a câmera, a tela e o design.

O LG G4 quer se diferenciar dos demais com o uso de um material singular para a carcaça traseira: o couro natural, que combinado com a nova tela com tecnologia Quantum Dot e uma câmera traseira de 16 megapixels com abertura f/1.8.

 

Todos os detalhes desse lançamento a seguir.

 

Um desing onde  o couro é o protagonista

lg-g4-oficial-02

São várias as opções de design que a LG oferece no LG G4, onde todas dão destaque especial para a carcaça traseira, que conta com diferentes acabamentos e materiais. Algumas com acabamento cerâmico, que possui um padrão em formato de ‘diamantes’, que segundo a LG melhora o agarre do dispositivo.

Porém, o couro natural é o protagonista do novo LG G4, que é feito a mão em um processo especial, que respeita o meio ambiente, sem utilizar agentes químicos agressivos. São seis opções de cores para personalizar o acabamento final do dispositivo, além da promessa de um agarre muito mais sólido, por conta da textura desse material.

Além disso, o LG G4 possui uma pequena curvatura, se distanciando um pouco dos designs planos. Esse é outro diferencial de um modelo que quer se evidenciar dos demais. A tal curva não só oferece diferenças estéticas, mas também uma durabilidade 20% maior do que a dos smartphones planos nas quedas (segundo a LG), além de um agarre mais cômodo e seguro.

O LG G4 possui dimensões de 148.9 x 76.1 x 6.3-9.8 mm, e peso de 155 gramas.

 

A câmera como centro da experiência

lg-g4-oficial-03

O LG G4 possui um sensor traseiro de 16 megapixels, desenvolvido pelos engenheiros da empresa e com uma promissora abertura f/1.8. Esse é um parâmetro muito importante para diversos cenários fotográficos, e contar com essa capacidade garante resultados promissores nas condições de baixa luminosidade.

A LG informa que essa abertura entrega 80% a mais de luz no sensor, mas não indica o ponto de referência para essa comparação. Só na prática poderemos comprovar a sua efetiva eficiência. A tão destacada abertura trabalha em conjunto com um estabilizado óptico de imagem OIS 2.0, que tem ‘o dobro do desempenho do OIS+’, ampliando o alcance de estabilização de um grau para dois nos eixos X e Y, adicionando um terceiro eixo para uma estabilização mais efetiva. É uma vantagem adicional nas fotos com pouca luz e gravações de vídeos.

A nova câmera do LG G4 conta com um novo software, cuja interface recebe um modo manual, que permite o controle do foco, velocidade de obturação, ISO, exposição e balanço de brancos. Os usuários ainda podem salvar as fotos nos formatos JPEG e RAW, para uma edição posterior e sem perda de qualidade.

lg-g4-oficial-04

Outra novidade da câmera do LG G4 é o seu Sensor de Espectro de Cores (CSS), que segundo a LG é a primeira vez que chega aos dispositivos móveis, e que melhora a precisão da captura das cores mediante a leitura dos valores RGB da luz ambiente da cena, assim como a luz infravermelha refletida nos objetos. Esses dados permitem que esse CSS ajuste o balanço de brancos e o tom do flash para criar imagens mais naturais, com cores especialmente precisas.

A câmera frontal possui um sensor de 8 megapixels (f/2.0), pensada nos amantes das selfies. A funcionalidade de disparo por gestos foi melhorada, permitindo o registro de quatro fotos em um intervalo de dois segundos. O modo de disparo simples também está presente (detecção da mão aberta e fechada para tirar uma foto).

 

Especificações de um típico smartphone top de linha

lg-g4-oficial-05

O LG G4 conta com uma tela IPS de 5.5 polegadas com a tecnologia Quantum Dot, que oferece uma reprodução de cores 20% superior em relação às telas convencionais, além de uma melhora de 25% no brilho, e de 50% no contraste.

Essa tela possui resolução QuadHD (2560 x 1440 pixels), mas pela primeira vez ela conta com a tecnologia Advanced In-Cell Touch (AIT), que combina a tela LCD com um sensor touch na mesma capa. Isso permite que tanto a sensibilidade ao toque como a reprodução de cores se otimizem ao máximo.

A seguir, as especificações completas do novo LG G4

LG G4
Tela5,5 pulgadas
True HD-IPS
Resolução2.560 x 1.440 pixeles (534 ppp)
CPUQualcomm Snapdragon 808
2 x Cortex-A57 + 4 x Cortex-A53 ~1.8-2.0 GHz
GPUAdreno 418
RAM3 GB LPDDR3
Armazenamento32 GB + MicroSD (até 128 GB)
CâmarasTraseira 16 MP f/1.8
Estabilização óptica OIS 2.0, LED dual-tone
Frontal 8 MP f/2.0
Bateria3.000 mAh
Dimensões148,9 x 76,1 x 6,3-9,8 mm
Peso155 g
OutrosQuick Charge 2.0
Bluetooth 4.0
LTE Cat.6
Personalização da carcaça traseira com opções de plástico e couro
Sistema OperacionalAndroid 5.1 Lollipop

A LG tenta dessa vez corrigir um dos problemas do LG G3, que também contava com uma tela QHD, mas com uma autonomia de bateria que ficava abaixo do esperado. Dessa vez, o LG G4 conta com uma bateria de 3.000 mAh (removível), o que pode ajudar e muito nessa equação.

O processador é o Qualcomm Snapdragon 808, uma novidade em relação ao modelo do ano passado, mas que faz a sua estreia entre os modelos top de linha. O chip conta com seis núcleos – dois Cortex-A57 e quatro Cortex A-53 -, o que faz com que ele seja menos potente que o Snapdragon 810, mas mas eficiente no consumo de energia.

A GPU Adreno 418 é encarregada pela capacidade gráfica do novo SoC, e de novo a aposta aqui é clara na eficiência de desempenho combinada com uma autonomia de bateria. Tudo isso é acompanhado de 3 GB de RAM (LPDDR3), 32 GB de armazenamento (expansíveis via slot para cartões microSD de até 128 GB) e conectividades LTE, WiFi 802.11ac, Bluetooth 4.1+LE e NFC.

 

Novidades de software, com a interface UX 4.0

lg-g4-oficial-06

A nova interface UX 4.0 estreia no LG G4, e aposta de novo na simplicidade e no rápido acesso às funções mais utilizadas pelo usuário. A capa de personalização atua por cima do Android 5.1 Lollipop, e conta com características como a ativação rápida da câmera com um duplo pulsar rápido do botão traseiro (inclusive quando a tela está apagada), uma nova galeria de fotos que se organiza rapidamente em álbuns com a data e o local onde as mesmas foram registradas (e sem a necessidade de enviar essas fotos na nuvem), e outros recursos inteligentes.

Um destaque especial para o Event Pocket, que permite ao usuário criar um calendário único a partir de seus calendários e atividades nas redes sociais. O Smart Notice foi melhorado, com notificações personalizadas sobre viagens, previsão do tempo e outras informações extraídas das atividades do usuário.

Além disso, o Google oferece 100 GB de armazenamento no Google Drive durante dois anos de forma gratuita, e os usuários de carros da Volkswagen poderão utilizar o recurso MirrorLink, tecnologia que mostra a interface do LG G4 na tela do navegador, para integrar as suas funções enquanto o usuário conduz o veículo.

 

Preço e disponibilidade

lg-g4-oficial-07

O LG G4 será lançado em 29 de abril na Coreia do Sul, e a sua chegada em outros mercados acontecerá ao longo dos meses de maio e junho. Os preços das diferentes versões não foram revelados.