lg-g3-2-1 (1)

Finalmente, o LG G3 foi anunciado oficialmente. O novo modelo top de linha da LG cresceu de forma considerável, da mesma forma que foi vazado de todas as maneiras. De modo que fica a pergunta: temos alguma novidade a contar sobre o dispositivo? A LG reservou alguns segredos que só foram revelados no evento realizado hoje (27), em algumas das principais cidades do planeta.

O novo LG G3 aposta na sua espetacular tela de 5.5 polegadas, com resolução de 1.440 pixels (2K), que apresenta quase 540 pixels por polegada de densidade. Isso, e em especificações técnicas poderosas.

Aposta na grande tela em um smartphone com formato “compacto”

Se o LG G2 já surpreendeu no ano passado com a ausência quase total das bordas laterais, o fazia com que o dispositivo contasse com um tamanho similar aos seus rivais, mas com uma maior área de tela disponível, o LG G3 mantém a mesma estratégia. O telefone possui uma altura de 146 mm, a mesma do HTC One ou do Xperia Z2, os maiores dentro do segmento top de linha. Porém, o G3 abriga uma tela de 5.5 polegadas.

O seu peso é outro fator de destaque, com 149 gramas, um pouco mais pesado que o Galaxy S5, mas 10 gramas mais leva que o HTC One (M8) e o Sony Xperia Z2. O novo modelo é mais largo do que todos os seus rivais de categoria, com 74 mm de espessura, um pouco mair do que o Xperia Z2. Sua espessura é de 8.9 mm, um valor já esperado.

lg-g3_aspecto

No seu design, o LG G3 mantém os botões de liga/desliga e controle de volume no centro superior da parte traseira, deixando as laterais limpas, e reforçando as bordas quase inexistentes.

Um detalhe importante: o acabamento do LG G3 NÃO é metálico. Ele simula no acabamento, mas segue sendo uma carcaça de plástico, com um acabamento muito melhor que o LG G2. Está eliminado o efeito brilhante, que atrai todos os tipos de marcas de uso, e passa a adotar um acabamento que simula o metal escovado. Sem falar que agora temos uma tampa traseira removível.

Tela 2K: A LG dá um passo adiante

A LG foi corajosa por ser a primeira entre as gigantes do setor a confirmar uma tela 2K/Quad HD no LG G3. O smartphone possui uma resolução de 2.550 x 1.440 pixels na diagonal de 5.5 polegadas.

Fazendo as contas, isso deixa essa tela com uma densidade de pixels que supera com sobras tudo o que encontramos no mercado nesse momento. São 538 pixels por polegada, exatamente o limite daquilo que o olho humano consegue perceber em uma tela de 5 polegadas (530 ppp). Seja como for, a nitidez e e sensação de claridade serão impressionantes no LG G3.

lg-g3-ppp-comparison

A tela que o LG G3 usa é uma LCD IPS, que promete um bom nível de brilho, reprodução de cores e ângulos de visão.

O interior esperado, com inovações na bateria

lg-g3-4-1

Ainda que a tela Quad HD chame a atenção, o LG G3 mantém certos padrões de hardware previamente estabelecidos em 2014. O smartphone possui um processador Snapdragon 801 de 2.5 GHz, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento (expansíveis via slot para cartões microSD de até 128 GB). Esse slot para microSD é um grande acerto, mas ao mesmo tempo, reforça a impressão que 16 GB de armazenamento nativo para um top de linha é algo insuficiente e injusto para o consumidor.

Com tal combinação de hardware, a fluidez do Android 4.4.2 KitKat presente no LG G3 parece estar garantida, mas é preciso ficar atento para conferir se a alta resolução da tela pode afetar no desempenho do dispositivo de alguma forma. Também é preciso ficar atento ao item bateria, já que o Snapdragon 801 é considerado um dos elementos responsáveis por oferecer aos novos dispositivos uma boa autonomia de uso, uma vez que o chip inclui sistemas de economia de energia “extremos”.

No caso do LG G3, temos uma bateria removível de 3.000 mAh, mas conscientes sobre o consumo de energia de uma tela Quad HD, a LG anunciou a inclusão de uma novidade nessa bateria, que é a remoção do metal pelo grafite na sua construção. Segundo os engenheiros da LG, a mudança oferece uma maior eficiência energética, e torna a bateria compatível com a recarga sem fio.

A conectividade é a mesma já encontrada em modelos top de linha, como NFC, LTE, GPS, DLNA, Miracast, Bluetooth 4.0 e WiFi ac.

Câmera como foco por laser

lg-g3-3-1 (2)

A câmera do LG G3 se sustenta no quesito velocidade. Se sensor principal possui 13 megapixels com flash LED e dois aspectos considerados essenciais: a estabilização óptica OIS+ e o uso de uma luz laser para o foco automático. Esta última tecnologia se encarrega de medir com precisão a distância da lente para o plano a ser focado.

Essa novidade oferece ao LG G3 (na teoria) uma velocidade e precisão de foco maior, o que melhora por tabela a velocidade de registro da foto. A LG afirma que bastará tocar na tela para que, de uma vez só, o foco e o disparo aconteça.

A luz laser de apoio ao foco também deve ajudar na eliminação de falhas nas fotos feitas com pouca luz, sem tornar complicada a missão de encontrar um foco adequado.

A câmera secundária possui um sensor de 2.1 megapixels, e inclui um modo selfie que pode ser controlado por gestos. Ao abrir o punho e fechar na sequência, é iniciada uma contagem de três segundos para o registro da selfie.

Na parte de vídeos, o LG G3 pode gravar conteúdos a 1080p, com especial atenção ao som por meio dos microfones que adaptam o nível de áudio de forma otimizada. Na reprodução, contamos com um alto-falante integrado de 1 W com tecnologia Boost AMP.

Interface mais simpels e cases com recarga sem fio

lg_g3_interfaz

Com a versão Android 4.4.2 KitKat, a LG personalizou a interface do LG G3, com uma especial atenção aos serviços, ajustes de configurações e um pouco mais. Chamamos a atenção especialmente para o tema do design, que possui vários elementos arredondados.

Sobre os serviços e aplicativos da própria LG, destacamos a Smart Keyboard, um teclado proprietário onde podemos decidir o quanto de tela deve ocupar, além de aprender como você escreve, adicionando palavras e estilo ao seu dicionário pessoal.

Outro serviço que está presente no novo smartphone é o Smart Notice, um assistente pessoal que realiza sugestões e recomendações de acordo com os hábitos de uso do dispositivo, e que pode ser controlado com a voz, usando uma linguagem natural.

A segurança foi outro elemento que recebeu reforços de forma independente. Através do pacote Smart Securty, temos funções como o Knock Code, o Content Lock e o Kill Switch. Um elemento interessante que tira proveito de algumas das novidades da personalização da LG no Android 4.4.2 é o case QuickCircle.

lg-g3-quickcircle

O case (que foi anunciado antes do smartphone) permite o acesso de forma direta às funções concretas do telefone sem abrir a tampa. Por exemplo, realizar chamadas, enviar mensagens, gerenciar o player de música e até usar a câmera para fotos.

Além do case QuickCircle, outra série de cases finos e rígidos serão lançados para o LG G3, assim como um carregador sem fio compatível com o sistema Qi.

O LG G3 chega ao mercado da Coreia do Sul a partir de amanhã (28), e no mercado da Europa em junho. No Brasil, não tem preço, nem data de lançamento definido. Seu preço especulado é de 599 euros.

lg-g3-foto lg-g3-4-1 lg-g3-3-1 (1) lg-g3-camara lg-g3-teclado-smart LG-g3-interfaz lg-G3-pantalla