2014-03-25 11.36.46

Outro produto que recebeu destaque da LG na Digital Experience 2014 foi o LG G2 Mini, modelo que se propõe a ser uma versão mais compacta e com valor mais competitivo do muito elogiado LG G2. Por conta disso, possui algumas “restrições de hardware”, mas pelo menos nas primeiras impressões, a adaptação foi bem sucedida.

Para começar, o LG G2 Mini é um dos clássicos exemplos de ser “mini” em tudo. Não só na redução do tamanho, mas nas especificações técnicas (tela, dimensões, resolução de tela, bateria, processador, quantidade de RAM, entre outros). Aliás, os executivos da LG compartilharam no evento a informação que as duas versões do smartphone estarão disponíveis no mercado brasileiro, ou seja, uma versão com conectividade 3G, e outra, com 4G/LTE, que contam com diferenças técnicas entre si (principalmente no processador).

2014-03-25 11.37.16

Em linhas gerais, o LG G2 Mini é uma cópia autêntica e reduzida do LG G2, com uma diferença estética: a presença de uma carcaça traseira com relevo no lugar da carcaça traseira lisa. Um diferencial interessante, para que o smartphone fique melhor ajustado nas mãos. O que não é difícil, levando em conta que a sua tela é de 4.7 polegadas (porém, com bordas maiores que as presentes no Moto X e no LG G2, ou seja, com menor aproveitamento de área de tela).

De qualquer forma, é um dispositivo simpático. Por manter a mesma estética do LG G2, é igualmente agradável diante dos olhos. O botão traseiro, tão comentado no modelo maior, está devidamente adaptado às novas dimensões do modelo menor. Afinal de contas, é basicamente a assinatura não só do G2, mas da nova série G da LG, uma vez que o G Flex também possui essa característica de design.

2014-03-25 11.36.58

Curiosamente, o fato dele ser um modelo “mini” fez com que sua espessura aumentasse (até porque seria difícil uma redução nesse aspecto, ainda mais em um modelo intermediário). Ele é mais espesso sim, mas não algo gritante. Porém, é algo que precisava ser registrado, apenas como uma observação. Entendo que tal detalhe não vai interferir no interesse dos usuários em relação ao smartphone.

2014-03-25 11.36.38

Outro ponto positivo do LG G2 mini é a sua tela. Apesar de contar com uma resolução mais baixa (qHD), ela possui a mesma qualidade apresentada pelo G2 original. Esse é um dos principais pontos positivos do modelo maior, e é algo que deve pesar na eventual escolha do cliente em potencial. Sua câmera traseira (de 8 megapixels) oferece parte dos recursos já conhecidos nos modelos anteriores.

2014-03-25 11.37.29

Por fim, o seu desempenho. A boa notícia é que o LG G2 Mini aparentemente oferece um desempenho bem ajustado para suas características técnicas. Mais uma vez, é preciso ressaltar que existe a possibilidade dos dispositivos terem sido ajustados para oferecer a melhor performance possível, evitando assim que eventuais falhas sejam detectadas durante as degustações. Mesmo assim, como estamos falando das primeiras impressões do dispositivo, o que posso dizer sobre o pequeno G2 da LG é que ele aparenta ser um modelo fluído, bem funcional e com desempenho fluído na maior parte do tempo.

O LG G2 Mini chega para competir na faixa de preço que estão hoje o Motorola Moto X, o Samsung Galaxy Gran 2 Duos (já podemos citar esse), o Sony Xperia SP e derivados. Não estou considerando aqui as diferenças técnicas entre os diferentes modelos (e no caso específico do LG G2 Mini, só com o review poderemos saber se essas diferenças são significantes ou não).

O LG G2 Mini tem preços sugeridos de R$ 1.179 (versão 3G) e R$ 1.299 (versão 4G). Para a versão 3G, sua chegada está prevista para o mês de abril. A versão 4G do smartphone só vai chegar ao mercado brasileiro em junho.

Abaixo, veja o vídeo de hands-on do dispositivo.

Nota: Eduardo Moreira viajou para São Paulo (SP) a convite da LG do Brasil