lg-nexus-4

Está acontecendo nesse momento o LG Digital Experience 2013, evento anual da fabricante para anunciar o seu portfólio de produtos para a temporada em todos os seus segmentos. Porém, uma das perguntas que todo mundo que acompanha o TargetHD.net quer saber é: quando o Nexus 4 será lançado no Brasil? A resposta? Nem a LG sabe.

Fomos convidados para o evento pela assessoria da LG, mas não consegui comparecer por uma questão de logística (eu ainda estou em Araçatuba/SP). Mesmo assim, fiquei acompanhando toda a movimentação dos colegas blogueiros sobre o assunto Nexus 4, que deveria ser um dos temas principais do evento (pelo menos o foco de interesse de quem escreve sobre o mundo mobile). Pois bem, os executivos anunciaram o lançamento do LG Optimus G, que possui especificações técnicas excelentes, e conta com uma filosofia de desenvolvimento semelhante ao do Nexus 4. Porém, sobre o smartphone do Google…

Tudo o que foi dito é que a LG no Brasil está em negociações próximas ao Google para lançar o smartphone, mas sem nenhuma previsão para a chegada do produto. No começo do ano, foi especulada a possibilidade da própria Google colocar um subsídio por conta própria para oferecer o Nexus 4 por um valor realmente competitivo em relação aos seus concorrentes, seguindo assim a proposta do smartphone nos demais mercados (lançar um smartphone com elevados recursos de hardware e software atualizado, mas com preço menor que os modelos top dos concorrentes). Talvez esse seja o maior entrave entre as duas partes: será que vale a pena perder dinheiro pagando os impostos de importação e comercialização do Brasil para conquistar o mercado local?

Outro fator a ser analisado é que o Nexus 4 também estava em falta lá fora. Durante semanas ele não foi comercializado em alguns mercados considerados essenciais para a Google, e só recentemente voltou a ser vendido na Europa e nos Estados Unidos. Não sabemos direito o que acontece nas linhas de produção da LG, mas certamente esse é um fator que influencia no atraso do lançamento do Nexus 4 no Brasil.

O mesmo efeito deve ser observado para o Nexus 7 da Asus, que chegou a ser visto no mercado nacional pelo preço de R$ 1.299, mas não é mais encontrado nas lojas nacionais.

De qualquer forma, se era esperado o anúncio do Nexus 4 no Brasil, vamos ter o LG Optimus G como modelo top, pelo menos por enquanto. Tudo indica que, quando ele for lançado, a LG do Brasil deve realizar um evento especial para a ocasião. A única coisa que sabemos é que o Nexus 4 está no catálogo de lançamentos da LG para o primeiro semestre de 2013. O problema é que os rumores do Nexus 5 são fortes, e ele pode ser anunciado até maio. Ou seja, as chances do Nexus 5 chegar ao mundo sem o Nexus 4 chegar ao Brasil são consideráveis.