Pegando todo mundo de surpresa, a LG comprou o WebOS da HP, e anunciou o sistema operacional móvel na Mobile World Congress 2013 como parte de sua nova estratégia para os seus próximos modelos de Smart TVs da empresa. O software, que um dia foi a estrela da Palm, volta a mudar de dono, seguindo o seu conturbado caminho no mercado.

O WebOS foi a plataforma que levou anos de desenvolvimento da Palm. Depois, a HP comprou o sistema, e tudo o que eles tinham nas mãos (patentes e derivados), para integrá-lo em seus próprios dispositivos móveis, como uma alternativa ao mercado dominado pelo Android e iOS.

Apenas dois meses. Esse foi o tempo que os smartphones da HP com WebOS duraram no mercado, além do tablet HP TouchPad, que praticamente fizeram com que a HP deixasse de produzir esses dispositivos (até essa edição da Mobile World Congress; você saberá o porquê disso ainda hoje no TargetHD).

Agora a LG compra o WebOS, e tem planos em transformá-lo em uma plataforma ideal para a sua linha de televisores inteligentes. Garante que há tempos eles estão observando essa plataforma como o futuro de suas Smart TVs, e que agora eles pretendem desenvolver uma nova interface, mais intuitiva para os usuários. A LG garante que não planejam lançar smartphones com WebOS, já eque essa estratégia já está comodamente assumida pelo Android.

Além da nova plataforma, a LG leva consigo a equipe de engenheiros e todas as patentes que antes foram compradas pela HP. Outra boa notícia para aqueles que ainda são usuários de dispositivos com esse sistema é que a LG garante que vai seguir dando suporte para os modelos ainda existentes nas mãos dos consumidores.

Uma observação: a notícia da compra do WebOS pela LG foi publicada originalmente pela CNET, que depois apagou o post. Porém, outro veículos estão republicando a mesma notícia, por diferentes fontes. Se você está lendo esse texto, é porque o post é uma notícia verídica. Ainda.

Via Mashable, SlashGear