Chromebase

Não acredito que ninguém vai ficar surpreso se dissermos que o sucesso do Chrome OS como sistema operacional para computadores desktops foi um tanto quanto… limitado, por assim disser (e isso, porque estou escolhendo bem as palavras para dizer o que penso sobre o assunto). Assim como a sua penetração no mercado de notebooks segue crescendo (muito em parte por conta dos baixos preços dos Chromebooks), as denominadas Chromeboxes seguem sendo ilustres desconhecidas.

Mas esse cenário poderia ser bem diferente desde o começo, se a Google tivesse apostado em equipamentos como o novo All-in-One LG Chromebase. Com uma tela Full HD de 21.5 polegadas e um processador Intel Celeron, esse computador quer abrir caminho no mercado, com um design muito familiar e, obviamente, totalmente insinuante a favor do sistema Chrome OS.

Outros detalhes do equipamento são os seus 2 GB de RAM (nada fora do comum nesse tipo de máquina; mesmo assim…), sua minúscula SSD de 16 GB, a presença de quatro portas USB (três 2.0 e uma 3.0), um conector Ethernet e uma câmera de 1.3 megapixels. A LG, de forma curiosa, não indica se a tela do Chromebase é touchscreen (quero pensar que sim), muito menos revela o preço ou data concreta de lançamento.

Se não for caro demais, o LG Chromebase pode ser o produto perfeito para que a Google avance no mercado educacional. Por enquanto, o mais prudente a fazer é esperar pelo seu lançamento oficial, algo que deve acontecer durante a CES 2014.

Via LG