A Lenovo conta com uma ampla variedade de modelos, entre eles o Lenovo ThinkPad X380 Yoga e o Lenovo Yoga 920. Os dois modelos são muito atuais nas configurações, especialmente no sistema de dobradiças para giro de tela de 360 graus.

Porém, os modelos contam com diferenças pontuais, que são revisadas nesse post. Dessa forma, você pode fazer uma escolha que melhor atende as suas necessidades.

 

 

Design e tela

 

 

Os dois modelos contam com design equilibrado, pesando um pouco mais de 1 kg, onde o ThinkPad X360 Yoga possui o design mais sóbrio, com elevada resistência a quedas. Já o Lenovo Yoga 920 é mais elegante, e permite uma maior personalização de sua carcaça.

O Lenovo Yoga 920 também é mais fino (13.9 mm, vs 14.3 mm) e mais leve (1.3 kg). Sua dobradiça de tela em forma de engrenagens de um relógio merecem destaque, pois além de deixar o portátil em diferentes posições de uso, recebe os dutos de ventilação e antena WiFi, deixando a superfície do notebook mais uniforme e cômoda, além de deixar o processador protegido da poeira ou da sujeira.

Na tela, o Yoga 920 tem uma tela touch maior, com 13.9 polegadas (4K ou Full HD), com uma espessura de até 5 mm, além de receber a Lenovo Active Pen 2, que reconhece 4.096 níveis de pressão, entregando traços mais próximos da realidade.

Já o ThinkPad X380 Yoga conta com um lápis digital recarregável para anotações, documentos, e desenhos, mas não é tão preciso como o Active Pen 2.

 

 

Potência e desempenho

 

 

Os dois modelos vão muito bem nesse aspecto. Ambos recebem processadores Intel Core de oitava geração, com a diferença que o ThinkPad X380 Yoga vai até o Core i7, enquanto que o Yoga 920 fica no Core i5. O primeiro pode contar com 16 GB de RAM, enquanto que o segundo fica nos 8 GB de RAM. Os dois modelos podem receber até 256 GB de armazenamento em SSD.

 

 

Segurança

 

 

Os dois modelos cumprem com essa premissa, especialmente o ThinkPad X380 Yoga, que possui leitor de digitais para iniciar uma nova sessão ou realizar pagamentos, além de outras características destacáveis.

O modelo conta com uma tecnologia contra falsificação, para que a imagem da digital seja salva dentro do chip, e não seja enviada para a autenticação no início da sessão. A tecnologia Trusted Platform Module vai proteger a informação por codificação, e o sistema de autenticação FIDO oferece uma segurança extra na autenticação de sites como Facebook e Google, ou ao realizar pagamentos via PayPal ou Visa.

O Lenovo Yoga 920 também possui leitor de digitais para início rápido de seção, além de reconhecimento facial com a câmera de infravermelho, trabalhando com o Windows Hello.

Nem preciso dizer que os dois modelos contam com o Windows 10 com o Cortana e o Microsoft Edge.

 

 

Conexões

 

 

Os dois modelos contam com amplo leque de conectividade, com o destaque para o som Dolby Atmos do ThinkPad X380 Yoga, criando um espaço auditivo tridimensional para um som fluindo em todas as direções, melhorando a qualidade de reprodução de conteúdos multimídia, além dos alto-falantes da JBL. O Lenovo Yoga 920 também conta do Dolby Premium Audio.

 

Bateria

 

 

São similares aqui também. O ThinkPad X380 tem autonomia de até 13 horas, enquanto que o Yoga 920 entrega até 10,8 horas com a tela UHD e até 15,5 horas com a tela Full HD. Os números podem variar com as especificações.

Com você mesmo pode comprovar, os dois conversíveis vão entregar um ótimo desempenho nos aplicativos e ferramentas atuais, oferecendo a portabilidade que você precisa. Se você prioriza a segurança e resistência, vai escolher o ThinkPad X380 Yoga. Se você prioriza o design e a resolução de tela, vai optar pelo Yoga 920.

A decisão final é sempre sua.