Motorola Lenovo Moto G4

Uma péssima notícia para os proprietários de vários dispositivos da Lenovo/Motorola (e um sinal de alerta para aqueles que pretendem adquirir um modelo deles nos próximos meses). A empresa informou que não vai adotar o sistema de atualizações mensais de segurança para os seus dispositivos Andorid.

 

“É difícil atualizar todo mês porque temos que testar muito…”

Alguns fabricantes decidiram adotar uma política de atualizações mensais de segurança para os seus smartphones Android, com o objetivo de reforçar e melhorar a proteção dos usuários. A Samsung é uma das maiores expoentes dessa iniciativa, liberando periodicamente os updates, sem esperar por novas versões oficiais do sistema operacional.

Outras gigantes do setor seguiram o mesmo caminho, como BlackBerry e LG. Já alguns fabricantes como a HTC entendem que a ideia não é vial, e agora a Lenovo/Motorola se posiciona oficialmente como parte do segundo grupo.

O comunicado oficial da empresa afirma que:

“A Motorola entende que manter os smartphones atualizados com as correções de segurança para o Android é algo importante para nossos clientes. Nos esforçamos para enviar as correções de segurança no menor tempo possível.

Porém, por conta da quantidade de testes e aprovações que são necessárias para liberar os updates, é difícil fazer isso mensalmente em todos os nossos dispositivos. O mais eficiente para nós é agrupar as atualizações de segurança em uma atualização de manutenção programada, ou na atualização do sistema operacional como um todo.

Conforme afirmamos anteriormente, o Moto Z vai receber os boletins de segurança do Android, assim como os modelos da série Moto G4.”

 

Mais um tiro no pé

É, sem dúvida, uma má notícia. É fundamental que as atualizações de segurança cheguem a tempo, e não quando a vulnerabilidade fica vigente por muito tempo, que é o que normalmente acontece com os modelos que não contam com um programa de atualização mensal.

Esperamos que a Lenovo/Motoroala reconsidere sua decisão, mudando sua postura a curto prazo.

Via NextPowerUP!