lenovo-notebook-linux

Um usuário descobriu que o seu novo Lenovo Yoga 900 não poderia receber a instalação de nenhuma distribuição Linux.

Ele comprou o produto como parte do Signature Edition da Microsoft, que chega com Windows 10 Home instalado, prometendo aos usuários uma experiência limpa e sem bloatwares.

Porém, um representante da Lenovo informou que o acordo da empresa com a Microsoft não impedia a instalação de outros sistemas, mas a realidade parece ser outra.

O problema pode residir em um bloqueio de BIOS por parte da Lenovo. As distribuições Linux não são capazes de detectar a unidade SSD que usa a tecnologia NVMe que opera em modo RAID (Intel RST).

O Linux detectaria a unidade se estivesse configurada em modo AHCI, mas a BIOS do equipamento da Lenovo está bloqueada. A solução aqui é uma complexa operação onde é preciso soldar na placa para refleshear a BIOS, mudando sua configuração para detectar a unidade SSD.

 

Tudo aponta para um problema da BIOS da Lenovo

 

linux-notebook-lenovo

 

Por outro lado, a resposta da Lenovo em seus fóruns não tem muito fundamento.

Outros equipamentos Signature Edition contam com a capacidade de permitir a instalação do Linux. Basta configurar adequadamente a BIOS para as distribuições Linux detectar as unidades de armazenamento para a instalação.

De acordo com os usuários do Reddit, parte da discussão nos fóruns de suporte oficiais foi apagada, mas depois foi restaurada e um dos administradores do fórum explicava que alguns usuários teriam violado os termos de uso do serviço.

Outra solução é reflashear uma ROM modificada, para mudar as preferências da BIOS. Não é um processo simples, e não aconselhamos para a maioria dos usuários.

 

bios-notebook-lenovo

 

O processo implica a solda na placa do notebook do reflash, um processo recomendado apenas para usuários avançados. Vamos esperar que a Lenovo publica uma atualização do firmware para esses equipamentos para habilitar essa opção para que as distribuições Linux detectem essas unidades SSD.

 

Via Fórum Lenovo