Os fabricantes buscam a todo momento soluções para implementarem os recursos de segurança em seus dispositivos, e um sistema de bloqueio eficiente para o seu smartphon é algo mais que necessário. Até porque nunca sabemos qual será o fim dos nossos dados quando o nosso dispositivo é perdido ou roubado. Nesse sentido, a Lenovo teve uma ideia bem simples para desbloquear o seu novo modelo, o IdeaPhone A586: utilizar a voz do usuário.

O recurso será oferecido de série nesse lançamento, que chega ao mercado chinês no dia 12 de dezembro. Essa nova ferramenta de bloqueio do smartphone funciona em conjunto com o sistema de reconhecimento de voz da Baidu, que é inteligentemente incorporado à tecnologia de verificação A*STAR, e a combinação dessas tecnologias fazem com que tudo funcione.

A ideia é bem simples: o usuário dita ao smartphone uma frase específica, e o dispositivo será desbloqueado de forma instantânea. O problema vai ser fazer esse recurso ser funcional quando o usuário estiver afônico. Aí, não vai ter jeito: a identificação vai ter que ser feita pelo modo tradicional (códigos numéricos, gráficos, identificação visual, etc).

Sobre as especificações técnicas, o Lenovo IdeaPhone A586 possui uma tela de 4.5 polegadas IPS (854 x 480), processador dual core de 1.2 GHz, câmera traseira de 5 megapixels e apenas 4 GB nativos para armazenamento (expansíveis via slot para cartões microSD). Como podem ver, é um smartphone com configurações medianas, mas com um interessante recurso de desbloqueio.

Via CNET