lenovo-ideapad-y510

A Lenovo acaba de fechar um acordo com uma startup para devolver aos usuários do Windows 8 o botão Iniciar do sistema. O desaparecimento do recurso que dava acesso aos programas e diretórios do equipamento foi uma das mudanças mais criticadas pelos usuários de PCs, sem falar no novo design do próprio sistema, que para muitos, faz com que o computador pareça com um Windows Phone gigante.

O acordo da Lenovo é com a empresa SweetLabs, que é a desenvolvedora do aplicativo Pokki, que além de devolver o botão Iniciar ao Windows 8, adiciona uma série de funções adicionais e opções de personalização, que o botão Iniciar original da Microsoft não oferecia. O acordo prevê que as próximas remessas de computadores da Lenovo já contem com o Pokki pré-instalado de fábrica.

Um dos responsáveis pela SweetLabs comenta que a Lenovo não é a única empresa interessada em incluir o Pokki nos seus produtos. Isso comprova que a maioria dos usuários realmente não se sentiram confortáveis com a remoção de um item que estava presente no sistema desde 1995, e que na época de sua inclusão, foi vista como uma das melhores novidades do Windows 95, uma vez que mostrava graficamente por onde o usuário poderia começar a trabalhar.

E, acredite: os menos experientes ou novatos no mundo tech precisam disso.

E você? Sente falta do botão Iniciar? Ou já se acostumou com a nova proposta da Microsoft para o Windows? Vale lembrar que a gigante de Redmond prometeu que o botão volta para a tela clássica do Windows na versão Windows 8.1, que será entregue aos usuários em outubro. Porém, não contará com todas as funcionalidades que o Pokki já oferece hoje.

Via Bloomberg