Até o momento, Acer e Samsung eram os únicos fabricantes que estavam investindo mais a sério no segmento dos Chromebooks, ou os notebooks com o Chrome OS. Mas isso muda agora, pois a Lenovo parece estar disposta a fazer frente às duas primeiras, buscando uma fatia desse mercado voltado para os notebooks educacionais. A empresa acaba de anunciar o lançamento do “novo” ThinkPad X131e Chromebook.

Colocamos o “novo” entre aspas, pois o modelo nada mais é do que uma reformulação do ThinkPad X131e que já conhecíamos. O que a Lenovo fez foi reformular o modelo antigo, dotando de um novo software, nesse caso, o sistema operacional do Google, com as suas respectivas adaptações. Na sua aparência externa, poucas mudanças são notadas, e no seu hardware interno, as mudanças foram ainda menores.

O modelo é um portátil com corpo reforçado, para aguentar os acidentes e imprevistos, além de uma tela de 11.6 polegadas, mas com recursos bem semelhantes ao modelo original, exceto pela eliminação das opções da AMD como principal diferencial. Apenas para recapitular parte de suas especificações, sua tela possui resolução de 1366 x 768 pixels e seu corpo abriga três portas USB.

O Lenovo ThinkPad X131e Chromebook é voltado para o segmento educacional, ou seja, as chances dele ser encontrado no mercado “convencional” são muito pequenas. A ideia do Google era que os notebooks educacionais com o sistema Chrome OS chegassem às escolas no valor sugerido de US$ 99, mas a Lenovo ainda não confirmou o seu preço oficial. Seu lançamento está previsto para o dia 26 de fevereiro.

Via ZDNet