Lemmings

Lemmings, o jogo que tinha como objetivo fazer simpáticas criaturas superar obstáculos de uma tela através do trabalho em conjunto (escavar a terra, construir escadas ou se lançar de paraquedas) completou 25 anos de vida.

O mítico jogo desenvolvido pela DMA Design para o Commodore Amiga (publicado pela Psygnosis) foi lançado em 1991, e durante esse tempo, se manteve em forma com versões para todos os tipos de consoles, e os primeiros jogos podem ser testados em versões online e com a ajuda de emuladores.

Lemmings foi um dos jogos com maior quantidade de ports da história, com versões para Atari, Spectrum, PC, NES, Mega Drive, Apple II, PSP e até PlayStation 3. Estima-se que o jogo vendeu um total de 15 milhões de cópias entre 1991 e 2006, somando continuações, spinoffs e spinups, todos os jogos derivados ou baseados na sua ideia original.

lemmings-2

Hoje, o jogo pode rodar em praticamente qualquer computador, principalmente na versão Freeware DTHML Lemmings, que está disponível tanto para GNU/Linux, Mac OS X e Windows como para execução online. Também está disponível uma versão para MSDOS disponível para jogar online.

No modo de emulador, há mais de 100 versões diferentes da franquia para PC, Game Boy, Spectrum, PlayStation 1 e 2 e vários consoles da SEGA e Nintendo. também há uma versão Flash, Lemmings Returns, onde só é preciso desenhar com o mouse para evitar os obstáculos.

Ainda que eles tivessem tentado no passado (a Sony, que tem os direitos do jogo, impediu que isso se tornasse possível), Lemmings não possui versões oficiais para smartphones. Mesmo assim, é possível utilizar a ROMs citadas para os emuladores disponíveis.