leka

O Leka é um brinquedo inteligente em forma de pequeno robô esférico, que tem um propósito bem sério: ajudar as crianças com autismo ou outras dificuldades de desenvolvimento e aprendizagem a aprenderem e se comunicarem melhor.

O aparelho é controlado por um adulto ou funciona em modo automático para que crianças e adultos com tal deficiência superem barreiras sociais, aprendam e progridam no seu próprio ritmo. O Leka atua como intermediário entre a criança e o mundo que a rodeia.

 

 

O Leka possui LEDs coloridos, toca músicas e gira de modo aleatório, emitindo vibrações sutis. Possui uma tela que mostra várias expressões faciais, que também é utilizada para exibir fotos e vídeos. Mas sua função principal está nos jogos educacionais.

O robô pode ser personalizado para alterar a quantidade de estímulo e o nível de interação com a criança, dependendo de acordo com as necessidades. Os jogos vão dos mais simples (identificar objetos e cores) até os mais complexos (que implicam a interação com um adulto).

O brinquedo visa passar segurança e confiança para que as pessoas com dificuldades sociais possam aprender a confiar nas pessoas e no seu entorno.

 

 

O robô Leka custa entre US$ 700 e US$ 800, e as primeiras unidades são enviadas para os pais em fevereiro de 2018.

 

 

 

Via Leka