text-and-walk

Todo mundo sabe que escrever e caminhar no celular é algo bem complicado, e pode gerar consequências desagradáveis, principalmente quando não estamos olhando para frente durante longos períodos de tempo, já que é muito provável que acabemos chocando com alguém, provocando um acidente, ou contra alguma coisa.

Desde já, esse tema não é para ser tomado como uma brincadeira, e se temos que escrever algo especialmente longo ou permanecer atentos na tela do smartphone durante períodos prolongados, o melhor a ser feito é parar e digitar no dispositivo com maior tranquilidade. Algo que nem todo mundo aceita fazer.

Diante dessa situação, a cidade de Nova Jersey criou um projeto de lei que busca conscientizar os cidadãos do perigo que é escrever no smartphone e caminhar, em que se contempla a possibilidade de multar aqueles que insistirem na conduta. Em casos mais graves, o cidadão pode até ser preso.

Dependendo da gravidade do ato, esta lei permitiria impor sanções em forma de multas que giram em torno de US$ 50, mas também penas de até 15 dias de prisão nos casos mais extremos. Imaginamos que esses casos extremos são aqueles que se produzam lesões efetivas ou situações de alto risco para a saúde, integridade e à vida humana.

Este texto legal, que ainda é um projeto de lei, gerou sensações opostas, já que alguns estão vendo a regulamentação como uma limitação clara às liberdades individuais. Já outros consideram necessário, por conta da periculosidade que a prática possui para as demais pessoas.

Particularmente, eu admito que não é uma das práticas mais saudáveis que existem. Não são poucas as histórias que eu conheço de pessoas que tiveram situações engraçadas e perigosas com a situação de escrever no celular enquanto se caminhava pela rua. Talvez prender a pessoa seja um pouco demais. Mas uma multinha até que vale a pena.

Vale a pena vocês comentarem sobre o assunto, já que nesse momento ele pode afetar a qualquer um de nós.

Via SlashGear