Leeroy Jenkins

Leeroy Jenkins, um dos primeiros virais da internet, morreu. Mas por uma boa causa.

Um dos primeiros memes da internet era falso, pois resultou de uma situação totalmente planejada. E essa confissão vinda dos próprios autores aconteceu para apoiar a neutralidade da rede nos Estados Unidos.

O vídeo de Leeroy Jenkins data de maio de 2005, e viralizou em 2006, quando o YouTube ainda engatinhava. Um grupo de jogadores de World of Warcraft planejava a estratégia para uma ação, e um dos seus jogadores – o tal Leeroy Jenkins -, sem saber do plano (já que decidiu dar uma pausa longe do teclado), sai atacando como um louco, com um grito de guerra singular.

“Leeeeroooooy Jeeenkiiinns!”

Agora, seus criadores revelaram que o vídeo foi planejado. E afirmaram por diversas vezes que realizaram uma farsa. Para isso, liberaram uma das primeiras tomadas do vídeo original, na esperança de conscientizar as pessoas sobre a importância da neutralidade da rede.

 

 

Ben Winson, um dos criadores do vídeo, explicou que guardou as primeiras cenas do vídeo por anos, sem saber o que faria com esse material… até agora. Confessa que eles já tinham feito outros vídeos com proposta similar, e que eram muito mais engraçados que esse, mas que, por algum motivo, nunca se viralizaram.

Leeroy Jenkins ultrapassou as barreiras da internet. Um comercial da Toyota de 2007 usou essa referência, sem falar em programas de rádio como o de Howard Stern e na série de TV ‘How I Met Your Mother’

É claro que muita gente até hoje nunca acreditou na veracidade do vídeo, uma vez que seu criador nunca confirmou ou desmentiu a situação. Até agora.

Em nome da neutralidade da rede.