650_1000_solar_high

A Leaos Solar propõe um método interessante para que as baterias das bicicletas elétricas durem mais, integrando painéis solares ao longo do quadro do veículo. A ideia é boa, mas não sabemos qual é a efetividade do sistema. Na teoria, a solução é bem útil em locais onde o sol brilha bem na maior parte do ano.

Os principais elementos da bicicleta e o seu quadro são construídos em fibra de carbono de última geração, para compensar o peso adicional dos painéis solares. Seus criadores garantem painéis especialmente finos e modernos a ponto de não estarem no mercado nesse momento.

O sistema elétrico da bicicleta oferece um modo auxiliar para o ciclista, que resulta em um melhor desempenho, mas também conta com um modo de funcionamento completamente elétrico, onde o veículo pode alcançar os 20 km de autonomia de uso de bateria sem pedalar (ou 16 km pedalando).

immagine1

A bateria de 36v pode ser carregada em uma tomada comum em 2 horas, e para recarregar via exposição ao sol, são necessárias 24 horas. O ângulo de incidência solar é um aspecto muito importante durante a carga, e jamais recarregará a bateria na mesma velocidade da corrente elétrica, mas este não é o objetivo. A ideia é ter uma alternativa na hora que o usuário estiver ao ar livre.

A bicicleta Leaos Solar ainda não pode ser comprada. A empresa conseguiu capital privado para seguir adiante no projeto, depois de uma tentativa frustrada no crowdfunding. O modelo mais básico chegará ao mercado entre os meses de julho e agosto, e vai custar 7.900 euros.

leaos-solar-e-bike-2

650_1000_leaos-solar-e-bike-1

Via Leaos