650_1000_samsung-knox1

A plataforma de segurança Samsung KNOX foi desenvolvida para favorecer o uso da filosofia BYOD (Bring Your Own Device) nas empresas, sem ameaçar a privacidade dos dados pessoais e profissionais. A iniciativa não fez muito barulho, mas agora isso deve mudar, com a nova versão ‘Express’ do serviço, que é oferecido gratuitamente, contando com as características mais básicas de segurança, assim como um portal de gerenciamento de dispositivos na nuvem.

Além disso, essa edição permite a criação de uma partição protegida por senha, onde os aplicativos e os dados específicos para os funcionários estão disponíveis. O plano é pensado para as empresas com menos de 250 empregados. Acima disso, é necessária a versão Premium, com integração com o Active Directory, criação de whitelists e blacklists de aplicativos, ou o gerenciamento de dispositivos com base em políticas centralizadas.

A Samsung fechou uma parceria com a empresa de gerenciamento de identidade digital Centrify para oferecer essa capa de segurança ao KNOX, e toda a plataforma de gerenciamento agora se baseia na nuvem. Vamos ver se a proposta dos coreanos consegue agora fazer frente aos serviços da Microsoft ou BlackBerry. Quem sabe até mesmo fazer frente à parceria entre IBM e Apple para o segmento empresarial.

Via The Register