knock-app-iphone

As senhas estão se tornando obsoletas. Ou outras soluções estão tomando o seu lugar, com o avançar da tecnologia. A Apple declarou abertamente a guerra às senhas com a chegada do TouchID, e mesmo que você use um iPhone antigo e um dos computadores Macs da empresa da maçã, pode agora combinar os dois produtos para a sua segurança.

Isso é possível graças ao Knock, um aplicativo para o iPhone que promete desbloquear o seu Mac com apenas alguns toques na tela do smartphone. O aplicativo faz um uso combinado da tela sensível ao toque do iPhone e do Bluetooth LE do dispositivo. Aliás, o Bluetooth é importante, pois graças ao baixo consumo dessa tecnologia sem fio, a bateria do smartphone da Apple não será afetada (isso é, segundo palavras dos desenvolvedores do aplicativo – se vai ser assim mesmo, só na prática).

Para os mais paranoicos sobre as questões de segurança, o aplicativo não substitui completamente as senhas. Ele é, na prática, uma maneira alternativa de desbloqueio. A transmissão via Bluetooth Low Energy envia a informação para o computador de forma codificada (RSA de 1.02 bits), que interpreta esses dados, e desbloqueia o seu computador Mac.

Para resumir: o Knock é compatível com o iPhone (a partir do iPhone 4s), e diversos modelos de computadores Mac. O preço do aplicativo é de 3.59 euros. Confira a seguir um vídeo que mostra como o aplicativo funciona na prática.

 

Via knocktounlock.com