650_1000_android-4.4-kitkat

Mais um relatório mensal sobre a distribuição das versões do seu sistema operacional Android. E ainda que esse crescimento seja considerado lento, o KitKat já ocupa 20.9% da cota das versões Android instaladas, o que representa um bom crescimento em relação aos 17.9% registrados no último mês de julho, e melhor ainda se comparado com os 14.9% de junho.

Esse crescimento é impulsionado com o sucesso de modelos como o LG G3 e o Samsung Galaxy Tab S, além do fato de muitos dispositivos já disponíveis no mercado a algum tempo começarem a receber as suas correspondentes atualizações.

A versão dominante continua a ser a Jelly Bean, que somando todas as suas variantes, ultrapassam os 52% de cota. As versões mais antigas do Android seguem caindo, especialmente o Ice Cream Sandwich, que beira hoje os 10%. Porém, o grande problema da Google – por incrível que pareça – é que, em breve, uma nova versão do Android vai chegar ao mercado, ao mesmo tempo que a versão mais recente hoje sequer é a mais presente nos dispositivos.

android-versions-august-2014

Em resumo: a fragmentação do Android continua. E sua maior virtude (atualizações constantes e com uma velocidade maior que os rivais) pode ser a grande pedra no sapato do pessoal de Mountain View para universalizar as versões do sistema operacional nos dispositivos móveis.

Via Android Developers