project-ara3

A equipe por trás do Project Ara lançou oficialmente o MDK (Modular Development Kit, ou Kit de Desenvolvimento para Módulos) do projeto de smartphones modulares, oferecendo assim um guia para os desenvolvedores e fabricantes que querem começar a trabalhar com esse conceito de dispositivo.

Daqui a uma semana, vai acontecer a primeira conferência para desenvolvedores, de modo que é mais que providencial que essa documentação seja oferecida antes do evento. E é muito interessante dar uma olhada no material gráfico que a acompanha (distribuído nas imagens desse post).

Nela, podemos ver novos detalhes sobre como devem ser esses módulos que darão forma ao smartphone, que pode contar com três tamanhos diferentes (mini, medium e large). Os dois primeiros modelos já eram conhecidos, pois apareceram no formato de protótipos recentemente, e o tamanho maior é a novidade que esse MDK revela.

O guia fala sobre conexões, geometria e formas dos componentes, revestimento, consumo e outras características. O ponto sobre o consumo é curioso, já que contempla a possibilidade de incluir diferentes baterias em um mesmo corpo – chamadas de Endos -, permitindo inclusive a substituição de algumas dessas baterias, sem precisar desligar o smartphone.

ara-pulse

Para a versão mini, só serão permitidos o uso de módulos 2×1 e 1×1, enquanto que os dois modelos maiores permitem os módulos 2×2. Neles, é possível inserir baterias, telas, alto-falantes, conectividade WiFi, sensores para medir parâmetros de saúde, etc. Cada peça que um fabricante conceber como módulo deve cumprir com as restritas especificações que a Google estabelece, mas existe a possibilidade que desenvolvedores não oficiais fabriquem módulos alternativos, bastando cumprir com a compatibilidade de conexões.

Também foi mencionado o processo de aquisição dos módulos. A Google comenta que vai ser criada uma loja online – provavelmente relacionada com a Google Play -, onde poderemos adquirir os desenvolvimentos oficializados por eles.

Mais imagens da documentação liberada pela Google a seguir.

google_ara1-720x420 ara-mdk-4 project-ara1 project-ara2 ara-mdk-3

Via Project Ara