kaspersky-2015-logo

Uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e a B2B International revelou que as mulheres estão mais propensas a compartilhar suas próprias fotos (48%) e de pessoas que conhecem (40%).

No entanto, uma de suas maiores preocupações, citada por 29% das entrevistadas, é a segurança das fotos e vídeos, caso um cibercriminoso consiga acessar o dispositivo. Embora haja essa preocupação, muitas ainda não adotam as medidas de segurança mais básicas.

O estudo apontou ainda que para 53% das mulheres, as fotos e vídeos armazenados em seus telefones são mais importantes do que qualquer outra coisa, inclusive o próprio dispositivo (56%). Outro dado interessante é que um terço delas teme que essas imagens e outras informações possam ser compartilhadas de forma inadequada ou sem seu consentimento, o que poderia causar constrangimento e mágoa, se enviadas para as pessoas erradas (30%), ou até mesmo prejudicar seus relacionamentos (31%).

Apesar da preocupação das mulheres, muitas não reconhecem sua vulnerabilidade a ataques virtuais — apenas 19% acreditam que poderiam ser atacadas. Como consequência, elas não adotam medidas de segurança para proteger suas fotos preciosas ou outras informações confidenciais armazenadas no dispositivo. Ao contrário dos homens, até 19% das mulheres admitem que não protegem seus dispositivos com uma senha e 14% não usam qualquer tipo de solução de segurança.

mulher-usando-smartphone

Em uma outra pesquisa conduzida pela Kaspersky Lab, 27% das mulheres admitiram que não fazem backup de seus dispositivos, correndo o risco de perder todas as fotos, vídeos e arquivos valiosos caso o dispositivo seja roubado ou danificado, o que confirma a falta de informação sobre o risco que correm. Comparativamente, os homens são mais prevenidos; 80% deles dizem fazer backup de seus dispositivos.

Para impedir que criminosos virtuais acessem seus dados pessoais, os dispositivos digitais devem ser protegidos por senha e seus dados devem ser criptografados. Também é necessário fazer um backup regular desses arquivos assim, caso ele seja roubado ou danificado, eles não se percam para sempre. Mesmo se as informações cifradas forem compartilhadas ou copiadas sem o conhecimento da pessoa, elas continuarão seguras. O Kaspersky Total Security Multidispositivos protege os dados em vários dispositivos móveis e, com ele, as mulheres podem se proteger das diversas ameaças cibernéticas.

mulher-usando-smartphone

Além disso, confira outras dicas simples para manter seu celular protegido:

1. Senha: é fundamental que a senha do dispositivo e dos serviços online sejam únicas e fortes, ou seja, que incluam letras, números e símbolos. Tenha em mente que, quando um golpista descobre ou rouba uma senha, ele testará a sequência nos principais serviços online – por isso a importância dela ser singular. Se possível ative o serviço de dupla autenticação, que irá garantir a segurança da sua conta caso a senha seja roubada.

2. Privacidade: mesmo as pessoas públicas gostam de manter sua vida pessoal mais privada. Dê preferência para compartilhar suas informações somente com pessoas conhecidas, selecionando as opções de “Conta privada” nas configurações de suas redes sociais, assim você evita que estranhos possam bisbilhotar suas imagens. Essa função é especialmente importante, por exemplo, para quem gosta de compartilhar fotos dos filhos com amigos e familiares. A opção pública é recomendada somente quando necessário ou se o usuário representa uma empresa ou instituição.

3. Saiba o que compartilhar: ao se expor nas redes sociais ou compartilhar fotos e vídeo nos programas de mensagem instantâneas, o usuário precisa estar preparado para lidar com ‘trolls’ mais cedo ou mais tarde. Se você quer dividir seus momentos sem nenhuma restrição, saiba que em algum momento você terá que lidar com comentários desagradáveis.

4. Invasão de contas: esse é um tema muito popular, com mais de 1,3 milhão [RR1] de resultados no Google. Caso sua conta seja comprometida, tente acessá-la para alterar a senha e suas configurações. Se não for possível, visite a “Central de ajuda” para redefinir a senha e denunciar contas de spam, entre outras coisas.

5. Configure a aprovação para marcar seu perfil nas fotos: praticamente todas as redes sociais populares oferecem uma opção que uma foto com você não apareça automaticamente no seu perfil. Com esta funcionalidade ativa, você será notificado quando alguém te marcar e poderá controlar as fotos que aparecem no seu perfil.

6. Tenha uma solução de segurança no celular com função antirroubo: diferentemente do PC ou de um notebook, o tablet ou smartphone são facilmente esquecíveis ou perdíveis. Os usuários do Kaspersky Internet Security for Android contam com essa função e que permite bloquear o dispositivo remotamente e, inclusive, apagar o conteúdo dele caso não seja possível recuperar o aparelho.