android-europa

A Kantar WorldPanel ComTech revelou os últimos dados de vendas de smartphones de acordo com o sistema operacional na Europa e nos EUA.

O Android é o sistema dominante Na Espanha, Grã-Bretanha, Itália, França e Alemanha, mas com uma pequena queda em porcentagem. Em compensação, o sistema do Google cresceu nos Estados Unidos, assim como os sistemas iOS e Windows Phone, mas com ganhos bem mais discretos.

A queda do Android na Europa foi de 2.3% em relação ao mesmo período em 2014. Por outro lado, o iOS ganhou 2.2% e o Windows Phone cresceu 0.7%. Nos Estados Unidos, o Android cresceu 2.9% em relação ao ano passado, e 4.1% se comparado com os dados do mês de março, ficando com 62.4% do mercado no país.

Esse crescimento ainda não reflete as vendas dos últimos lançamentos da Samsung, mas pode ser efeito de que modelos como o Galaxy S5 e o Note 4 se posicionam entre os cinco modelos mais vendidos no país (segunda e quinta posições, respectivamente).

Por fim, na China, o Android segue majoritário, com 74% das vendas de dispositivos. Nove entre dez fabricantes que mais vendem no país são locais, em uma batalha onde os máximos expoentes são a Xiaomi e a Huawei. A Apple sofreu uma pequena queda em relação ao mês anterior, ficando com 24.4% das vendas, mas com uma porcentagem maior em relação ao mês de abril de 2014.